MOMENTO DE FÉ

Fiéis trocam euforia carnavalesca por retiro espiritual

Enquanto parte das pessoas aproveita a festa momesca, outra parte prefere curtir esse período através de retiros

Foto: Karlos Geromy

Amanhece a terça-feira de carnaval. Nas ruas, os blocos ainda fazem a festa com suas marchinhas irreverentes. Nas agremiações de samba, começa o clima de incerteza quanto ao resultado dos desfiles realizados. Enquanto grande parte das pessoas aproveita a festa momesca em clima de total irreverência e pouca moderação, outra parte prefere curtir esse período de uma forma mais espiritual, através dos famosos retiros de carnaval.

Em São Luís, as opções são várias para todos os públicos. Católicos, protestantes ou, simplesmente, os que não têm predileção por aproveitar esse tempo em festas. É o caso do Retiro de Carnaval Renascer, um evento realizado pela comunidade católica Shalom e que já está em sua 16ª edição.

A programação, que começou no sábado (10) e termina hoje, conta com atividades diferenciadas que permeiam entre momentos de espiritualidade e entretenimento reverente.

A jornalista Aline Coelho, que participa da comunidade católica e também estava presente na programação relatou sobre os vários motivos que a levaram a escolher o Renascer. “Aqui eu posso ter momentos de adoração, temos brincadeiras, temos louvores. Tudo muito saudável. Eu mesma já tive muitas experiências de carnavais em que ia para festas, mas não encontrava sentido. Aqui eu encontrei”, conta.

Com o tema “Para Deus, nada é impossível”, o retiro Renascer promoveu missas, palestras e momentos de adoração. Além de São Luís, esse evento é realizado em outras mais de 50 cidades pelo Brasil.

Isolados?

Foto: Karlos Geromy

Diferentemente do retiro de carnaval realizado pela comunidade católica, existem outros grupos religiosos que optam por realizarem o retiro por cinco dias, ininterruptamente, em um local isolado da cidade. É o caso dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Com o tema “Fé e Ação”, a programação começou desde a última sexta-feira (9) e segue até amanhã, na quarta de cinzas (14).

“É uma tradição nossa realizarmos o retiro espiritual. Sempre mobilizamos muitas pessoas para participar. A opção por ficar distante da cidade é que conseguimos mais tranquilidade e paz. Esse é o objetivo: embora tenhamos brincadeiras e muita diversão, nossos momentos mais importantes são os espirituais”, explica Laís Ferreira, diretora Jovem da igreja do bairro Coroado.

O Esley Roger, participante do retiro, comenta também que o retiro é sempre uma oportunidade de renovar e reafirmar os votos para com Deus. “Eu acho que é sempre uma ótima opção para quem deseja ficar tranquilo e em paz. Estou longe do ‘mundo’, mas estou mais próximo do que importa. Eu acredito assim”, declara.

Outras opções

Foto: Karlos Geromy

Com o tema “Retornai ao Primeiro Amor”, o evento religioso católico Rebanhão, deste ano, começou ontem, no ginásio Castelinho, em São Luís. De acordo com organizadores, 15 mil pessoas são esperadas durante os dias de festa, que segue até a terça-feira (13) de carnaval, das 8h às 18h.

A Comunidade Católica Louvor e Adoração também tem uma programação de exaltação a Deus que ocorre para todos nas dependências do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Monte Castelo, na capital, durante os três dias de carnaval.

Na quarta de cinzas, quando a festa parece acabar para alguns, ainda tem opção na Grande Ilha. A Praça Maria Aragão sediará, mais uma vez, o ‘Ora São Luís’ e Encontros Culturais. O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, começa às 15h. Essa é a terceira edição do evento, que reúne grandes nomes da música cristã. Em 2018, a programação do encontro conta com a participação de convidados internacionais. O evento, voltado para o público cristão, tem se consolidado como um dos grandes momentos de fé, oração e louvor da capital, realizado sempre após o carnaval. Além de convidados locais, o ‘Ora São Luís’ traz, em 2018, convidados internacionais e nacionais. A banda Christafari participa pela primeira vez do evento. Originária dos Estados Unidos, a banda de reggae cristão é conhecida por louvores como Hosanna, Oceans, Here I am to workship, Christafari, entre outros. Por meio das músicas, o grupo traz para São Luís mensagens de fé, amor e esperança.

Roteiros Culturais na Maria Aragão

Foto: Karlos Geromy

O evento na Praça Maria Aragão também será marcado pela presença de jovens que participaram da Semana Maranhense de Retiros Culturais. O grande encontro de fé que acontecerá no local vai marcar o encerramento das atividades dos retiros e deve reunir milhares de pessoas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias