CIRCUITO BEIRA MAR

Péricles e Fundo de Quintal encerram carnaval da ilha

Bloco Samba, Carnaval e Argumento receberá grandes mestres do samba do cenário nacional: o grupo Fundo de Quintal e o sambista Péricles.

Foto: Reprodução

Completando dez anos de carreira, o Grupo Argumento é uma das apresentações maranhenses no Carnaval de Todos 2018, no Circuito Beira-Mar, hoje, em São Luís. A banda puxará o Bloco Samba, Carnaval e Argumento e receberá no trio elétrico grandes mestres do samba do cenário nacional: o grupo Fundo de Quintal e o sambista Péricles.

A celebração histórica no carnaval de rua de São Luís contará ainda com as bandas maranhenses Feijoada Completa e o Samba de Iaiá. “Você, que tem o batuque na veia, não pode ficar de fora do nosso bloco, que levará o melhor da energia carnavalesca para avenida, com a mistura de vários sambas. Basta vir pra avenida, bater na palma da mão e mostrar o quanto é grande o movimento do samba e do pagode do Maranhão”, convida o cantor Victor Hugo.

O Grupo Argumento e convidados integram a programação multicultural e uma grande estrutura para animar foliões nas diversas regiões do Maranhão. O Carnaval de Todos 2018 promete valorizar o que há de mais tradicional na cultura maranhense e ainda inovar com novos circuitos – tudo com muita segurança e animação.

O bloco terá participação especial da banda Fundo de Quintal e do cantor Péricles. “Essa será uma das melhores e inesquecíveis experiências para gente, que é poder tocar numa terra tão vibrante como o Maranhão, durante o carnaval. Um povo cheio de calor e receptividade”, antecipa Ubirany, um dos vocalistas do Fundo de Quintal.

“Por determinação do governador Flávio Dino, iniciamos a programação do carnaval deste ano logo após as festividades juninas do ano passado. Em parceria com entidades culturais, outras secretarias e órgãos de saúde e segurança, definimos circuitos, abrimos credenciamento para as manifestações culturais e tomamos todas as providências para que a festa seja um grande sucesso de público, alegria e paz”, diz o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

Em São Luís, a festa está sendo realizada em parceria com a prefeitura municipal e tem o apoio cultural do Grupo Mateus. Depois de quatro finais de semana de prévias carnavalescas, a folia de Momo teve início oficialmente na última sexta-feira (9). Os pontos da festa incluem a Praça Nauro Machado e o tradicional bairro Madre Deus, com blocos alternativos, organizados, tradicionais, tribos de índio, tambor de crioula, shows de artistas maranhenses e muito mais.

A concentração dos blocos de trio e jardineiras será na Praça Maria Aragão, com chegada à Praça Manuel Beckman, próximo ao Viva Beira-Mar.

Grupo Argumento

“De Tudo Um Samba!”. Essa é a frase que marca a personalidade do Grupo Argumento. Com um repertório que reúne os melhores sambas de todos os tempos, em versões inconfundíveis, todas as vertentes da boa música brasileira e internacional, o grupo conquistou uma legião de seguidores no Maranhão e em outros estados, onde os eletrizantes shows da banda são apreciados por plateias cada vez maiores. Em sua carreira, o Grupo Argumento já realizou a trilha sonora do saudoso pagode do Chinelo de Dedo e está prestes a completar uma década à frente do samba do Armazém da Estrela. Eles já gravaram três CDs e um DVD.

“É motivo de enorme orgulho pra nós, que trabalhamos duro para merecer o respeito de cada um de vocês. O bloco tem nosso nome, mas pertence a todos vocês, que verdadeiramente fazem a gente seguir em frente”, ressalta Victor Hugo.

Último dia de folia

Hoje, último dia de folia, a programação oficial do Carnaval de Todos 2018 vem recheada de atrações locais e nacionais que não vão deixar ninguém parado: muito samba e pagode no circuito Beira-Mar, blocos tradicionais, afros e organizados, shows, tribos de índio, grupos de tambor de crioula e muito mais.

Começando pela Vila Gracinha, logo às 17h, a programação conta com as apresentações do Bloco Alternativo Ecológico Lírio do Amor, dos Ritmistas Unidos da Madre Deus, Bloco Alternativo Tribal, Show Divina Batucada e finaliza com o show As Brasileirinhas.

Também às 17h, a folia tem início na Praça da Saudade, com Bloco Tradicional Os Reis da Liberdade, Bloco Alternativo Banda Banguela, Bloco Tradicional Os Apaixonados, Bloco Alternativo Banda do Peru, Bloco Tradicional Os Brasinhas, Bloco Alternativo Jumenta Parida, Bloco Tradicional Os Trapalhões, Bloco Alternativo Só Safados, Bloco Alternativo Bloco do Samba e Bloco Tradicional Os Especialistas do Ritmo, encerrando com show de Adão Camilo.

Ainda na tarde de hoje, os foliões terão programação especial na Praça da Saudade, Largo do Caroçudo, trajeto de blocos entre o Largo do Caroçudo e a Casa das Minas e as apresentações de dez grupos de tambor de crioula na Tenda do Tambor de Crioula.

Para encerrar a festa, além do Bloco Argumento, a folia começa com o bloco Bittencá e Acolá, que promete colocar todo mundo para dançar com Flávia Bittencourt, Maria Gadú e Bicho Terra. Nova sensação entre os foliões, o circuito Beira-Mar traz uma programação especial para o último dia de folia. Com concentração marcada para as 16h, o circuito terá a apresentação de blocos tradicionais e alternativos, que vão garantir muita animação ao som de sucessos maranhenses.

A novidade deste ano – a participação de artistas nacionais – é marcada pelas apresentações no Bloco Bittencá e Acolá, onde a maranhense Flávia Bittencourt receberá Maria Gadú, Betto Pereira e o grupo Bicho Terra.

“O público pode esperar muita animação, com marchinhas em arranjos de música eletrônica”, promete Flávia Bittencourt.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias