DICAS

5 benefícios que a água traz para você

O Imparcial selecionou 5 benefícios que só a água pode trazer ao nosso corpo. Confira!

Foto: Reprodução

O clima anda instável em São Luís nos últimos dias. Uma manhã de sol pode rapidamente ser surpreendida por uma tarde de intensas chuvas. Por conta da sensação climática muitas vezes agradável, muitas pessoas deixam de realizar uma obrigação extremamente necessária a todos os seres humanos, consumir bastante água.

Fora evitar ter um problema renal no futuro, o consumo constante de água traz uma série de benefícios para o corpo, e nunca deve ser evitado mesmo pelos que não têm esse costume, ou não gostam mesmo de tomar água.
Basta pensar que o organismo dos seres humanos é composto em sua maioria por água, 75% dos músculos, 90% do cérebro, 22% dos ossos, com 83% do sangue formado de água, para perceber a importância dela para o corpo.

Basicamente, ela funciona para os que querem emagrecer, se hidratar, para eliminar as toxinas, acelerar o metabolismo, para melhorar a digestão, para um bom funcionamento do intestino, entre outras coisas.

O consumo de 1 a 2 litros diariamente de água é vital para o organismo. A sua ausência não só desidrata, mas compromete funções vitais, como o funcionamento dos rins. Mas, ainda assim, existem os que acreditam que não há necessidade de se tomar tanta água, e que ela deve ser consumida apenas quando se sente sede.

1- Hidratação em 100%

Beber água não serve apenas para refrescar, é um importante elemento para a hidratação. Consumir uma quantidade razoável de água assegura que o corpo está nutrido. Além disso, a hidratação do corpo combate infecções e auxilia no transporte do sangue de minerais, como ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo. Em geral, a água ajuda a manter o sistema linfático, o trânsito intestinal, controlando o cortisol e defendendo o organismo das infecções e prisão de ventre, estimulando o movimento intestinal.

2- Ajuda a perder uns quilinhos

A ingestão de água diminui a retenção de líquidos e contribui na redução de peso. Tomar água antes das refeições ajuda mais ainda. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Virgínia Tech, EUA, beber de 2 a 3 copos antes das principais refeições ajuda a controlar o apetite. Isso acontece porque a água ajuda a queimar a gordura localizada e calorias, assim como reduz a sensação de fome, controlando a ansiedade.

3- Ajuda na absorção de nutrientes

Nutrientes e glicose precisam da água para serem absorvidos pelo corpo. O líquido é o complemento necessário para transportar esses nutrientes pela corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo. A água ajuda a carregar oxigênio e nutrientes para as células e ainda dissolve os nutrientes dos alimentos, fazendo com que o organismo possa distribuí-los onde precisar.

4- Desintoxicando-se naturalmente

Hidratar diariamente o corpo com a água contribui para a desintoxicação do organismo. É a água que carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água, mais toxinas são eliminadas. A água também amolece as fezes, facilitando a evacuação.

Quem sofre com gastrite pode ter na água uma aliada para combater esse problema. Beber ao menos 3 copos de água em jejum ajuda a reduzir o nível de acidez do estômago e diminui cólicas que podem causar a gastrite.

5- Água limpa, pele mais bonita

A água ajuda na renovação celular e a diminuir a descamação da pele seca. Além disso, é um dos elementos fundamentais para retardar os efeitos causados pela idade. Ela mantém a pele saldável, pois funcionaria como uma espécie de hidratante que age de dentro para fora. Um estudo que avaliou os efeitos, sobre a pele, da ingestão de água mineral em comparação à água de torneira identificou após quatro semanas que um grupo que bebeu quantidades adicionais de água mineral apresentou diminuição na densidade da pele. O grupo que bebeu água de torneira apresentou um aumento na densidade da pele. Claro que só bebendo água não se tira rugas e nem marcas de idade, mas, como já foi dito, ela tem efeitos relevantes na hidratação de corpo e por consequência na pele.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias