TODO CUIDADO É POUCO

7 principais golpes do WhatsApp

É comum os usuários do aplicativo WhatsApp serem surpreendidos por mensagens de atualização, desconto e demais avisos que na verdade são golpes. Saiba como evitá-los!

Reprodução

Considerando que o WhatsApp se destaca como um dos aplicativos de conversa mais usados do mundo, é de se esperar que existam pessoas tentando se aproveitar disso para enganar os outros. Na verdade, é extremamente comum se deparar com diversos golpes realizados no aplicativo e há boas chances de você já ter recebido um em certo momento. Infelizmente, nem todos são tão óbvios para os usuários e é preciso ter bastante atenção e cautela para não acabar caindo nessas armadilhas. Para te ajudar, preparamos uma lista detalhada com os principais golpes praticados no WhatsApp e maneiras de reconhecer e evitá-los. Confira!

1- Nova mensagem na caixa postal

Com o recurso recente de ligações feitas no WhatsApp, um novo golpe passou a ser praticado no e-mail dos usuários. Neste caso, você recebe um email dizendo que há uma nova mensagem na sua caixa postal de uma ligação perdida no app. Geralmente, essas mensagens vão direto para a caixa de spam e já parecem bem suspeitas por si mesmas, mas ainda podem acabar enganando muita gente.

Caso você abra esse e-mail e clique para ouvir a tal mensagem, um vírus bem poderoso será baixado e travará seu computador até que você pague uma quantia de resgate para ele voltar ao normal. Se fizer isso no smartphone, diversos malwares serão baixados e instalados automaticamente também. Para evitar o golpe, lembre-se do básico: não há recurso de caixa postal no WhatsApp e a companhia nunca envia e-mails para ninguém.

2- App deixará de ser gratuito

Este é um dos golpes mais clássicos e que existia mesmo quando o app não era tão popular como atualmente. Infelizmente, ele ainda é bem ativo e é um dos que mais tem chances de enganar as pessoas, especialmente se elas não são tão informadas sobre a maneira que o WhatsApp funciona.

Há muitas versões diferentes deste golpe, mas a premissa é sempre igual: algum de seus contatos enviará uma mensagem dizendo que o app deixará de ser pago em breve e que você pode realizar o pagamento ou fazer um procedimento para impedir que isso aconteça se clicar em um certo link. O tal link te levará para um site para roubar suas informações de pagamento ou instalará malwares e vírus no smartphone.

Para evitar o golpe, ignore qualquer mensagem falando sobre o assunto. O WhatsApp anunciou em 2016 que usaria as informações recolhidas com o app para melhorar os tipos de anúncios que aparecem no Facebook. Isso já garantiu que o app nunca precisará cobrar por seus serviços e será gratuito durante todo o tempo que existir. Fora isso, mesmo que o aplicativo decidisse começar a cobrar, haveria um anúncio oficial e você não seria avisado através de uma mensagem aleatória de um de seus contatos.

3- WhatsApp Gold

Outro golpe bem conhecido é o do tal WhatsApp Gold, que seria uma versão secreta e superexclusiva do aplicativo. Neste caso, você recebe uma mensagem de um de seus contatos dizendo que foi convidado para baixar o novo app e que ele tem diversas funções que não estão presentes na versão comum.

Na mensagem também há um link onde se pode realizar o tal download, mas ele não leva nem para a Play Store ou para a App Store. Em vez disso, você será redirecionado para um site bem suspeito onde diversos malwares serão baixados e instalados no seu smartphone. Felizmente, este golpe não tem se espalhado tanto nos últimos tempos, mas simplesmente evite clicar em links que prometem qualquer melhoria no app, já que isso não existe.

4- Cupom de desconto

Este golpe ainda é bem popular e acontece com frequência entre os usuários brasileiros. Sua premissa é simples: você recebe uma mensagem de seus amigos dizendo que uma grande loja ou rede de supermercados específica está oferecendo descontos especiais para os usuários do WhatsApp.

Geralmente, a mensagem pede que você clique em um link para pegar o cupom de desconto e que compartilhe a mensagem com certo número de pessoas no WhatsApp para validar o processo. O link simplesmente te levará para uma página onde malwares serão baixados no smartphone ou para uma pesquisa falsa que tentará conseguir informações pessoais suas.

Tenha em mente que empresas não oferecem cupons de desconto desta forma (não importa o valor) e nunca pediriam que você faça o download de algo só para isso. Caso a oferta pareça bem real, faça uma rápida pesquisa na internet, já que o fato seria obviamente bem noticiado e divulgado se fosse verdade.

5- Chamadas de áudio

Este é um golpe mais antigo e que já não funciona tão bem como antigamente. Pouco antes do recurso de ligações em áudio ser liberado para todo mundo, você poderia receber uma mensagem dizendo que foi escolhido para receber a atualização que adicionava esta função inédita no app.

Isso te levava a clicar em um link e fazer o download de malwares no smartphone. Felizmente, com a disponibilização das ligações para todos, o golpe deixou de ser tão compartilhado. Ainda assim, evite qualquer mensagem que prometer novos recursos no WhatsApp.

6- Chamadas em vídeo

É claro que quando começaram os rumores sobre possíveis chamadas em vídeo no WhatsApp, os golpistas simplesmente alteraram o esquema mencionado acima para enganar ainda mais pessoas.

O golpe funcionava do mesmo jeito, só que com a promessa de um convite para a atualização de ligações em vídeo desta vez. Felizmente, o recurso já foi liberado para todos oficialmente e o esquema deixou de ser compartilhado.

7- Novos emojis

Por fim, temos um dos golpes mais eficientes e ativos do momento no WhatsApp. Com ele, você recebe uma mensagem prometendo um novo pacote de emojis para o app, o que te leva para um link que pede que baixe um arquivo e que compartilhe a mensagem com 10 pessoas ou 3 grupos diferentes.

Além de espalhar o golpe para um monte de gente, você estará baixando um malware que enche seu navegador de pop-ups dizendo que o browser está lento e que é necessário baixar um outro app para consertá-lo. Os danos não são tão grandes como os de outros golpes, mas é extremamente irritante e pode ser complicado de remover o vírus.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS