RETROSPECTIVA 2017

Os fatos que marcaram a Cultura do Maranhão

Entre despedidas, polêmicas e comemorações, separamos alguns acontecimentos que marcaram o ano cultural do estado. 

Um ano de perdas e conquistas na área da Cultura no Maranhão. Entre despedidas, polêmicas e comemorações, separamos alguns acontecimentos que marcaram o ano cultural do estado.

Morre Mestre Patinho aos 64 anos

No dia 11 de junho, a cultura popular do Maranhão deu adeus a Antônio José da Conceição Ramos, conhecido carinhosamente como Mestre Patinho, uma referência em capoeira no estado morreu aos 64 anos em decorrência de problemas na coluna.

Vídeo com dança sensual do ‘Cacuriá do Candinho’ repercute nas redes sociais

Também em junho, no dia 22, um vídeo gravado por um espectador que acompanhava a apresentação do ‘Cacuriá do Candinho’ no arraial do Cohatrac, em São Luís, repercutiu nas redes sociais maranhenses. No vídeo, a dança fazia alusão à pornografia. “Logo após eu tomar conhecimento do vídeo, fizemos uma reunião com todos que compõem o grupo e decidimos tirar a música em questão do nosso show”, disse Candinho à época.

Morre João Chiador, ídolo do Boi da Maioba

No dia 6 de agosto, outro representante da cultura nos deixou. João Costa Reis, mais conhecido como João chiador, sofreu uma parada Cardiorrespiratória aos 78 anos de idade. João Chiador era um ídolo do Boi da Maioba, onde foi cantador por três décadas.

Santo Antônio é reinaugurado 

O ano também foi de reinaugurações. Em 16 de setembro, após passar por reforma, o Forte de Santo Antônio tornou-se o mais novo ponto turístico da capital. O local recebe visitantes, exposições e, além disso, possui uma vista linda da Ponta d’Areia.

São Luís completa 20 anos do título de Patrimônio da Humanidade

A grande festa da Cultura maranhense culminou na comemoração dos 20 anos do título de Patrimônio da Humanidade de São Luís. Como parte da programação para comemorar a conquista do título, as ruas do Centro Histórico se formaram um grande palco de apresentações artísticas.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias