DIA DE MAR

Segundo relatório, 19 praias da Ilha estão próprias para banho

O levantamento é feito semanalmente pelo Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema)

Reprodução

O mais recente relatório sobre as condições das praias da Ilha de São Luís mostra que 19 dos 21 pontos analisados estão próprios para banho. O levantamento é feito semanalmente pelo Laboratório de Análises Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

O relatório inclui as praias da capital e de São José de Ribamar. Na Praia da Ponta d’Areia, todos os trechos estão próprios para banho, exceto em frente ao Hotel Brisa Mar. Na Praia de São Marcos, a situação é idêntica: há apenas um trecho impróprio, na foz do Rio Calhau. Na Praia do Calhau e na Praia Olho d’Água, todos os pontos estão adequados para os banhistas. O mesmo se dá na Praia do Meio e na Praia do Araçagi.

Desde 2015, o Governo do Maranhão vem investindo para limpar as praias, incluindo a ampliação da rede de esgoto de São Luís. O Programa Mais Saneamento trabalha para que São Luís tenha 70% do esgoto tratado até 2018. Antes de 2015, era menos de 6%. São R$ 350 milhões de recursos na região metropolitana para levar adiante essa tarefa.

O trabalho inclui a construção das Estações de Tratamento de Esgoto, das redes coletoras e das estações elevatórias. A ETE do Vinhais, por exemplo, já foi inaugurada e mais de 80 quilômetros de redes coletoras foram implantadas.

“A ETE do Vinhas é uma das maiores do Nordeste, responsável diretamente pelo tratamento de 40% do esgoto da capital, atingindo 48 bairros da Ilha e beneficiando cerca 350 mil moradores”, diz o presidente da Caema, Carlos Rogério Santos Araújo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias