Cultura

Semana do Livro Infantil é aberta na Biblioteca Municipal

A programação continua até o dia 24 na biblioteca e o encerramento será realizado no dia 26 de abril

livro infantil

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data em alusão ao aniversário de vida de Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros e considerado o criador das histórias infantis no país. Neste significativo dia para a literatura no Brasil, iniciou-se a Semana do Livro Infantil na Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís.

A programação continua até o dia 24 na biblioteca e o encerramento será realizado no dia 26 de abril, na brinquedoteca do Hospital da Criança (Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – Alemanha). Na oportunidade, as crianças internas receberão a visita de mediadores de leitura da Biblioteca Municipal e personagens das obras de Monteiro Lobato para um grande momento literário de contação de histórias.

A Semana também homenageia o dinamarquês Hans Christian Andersen, escritor e poeta de histórias infantis que criou contos que marcaram gerações no mundo todo, como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Polegarzinha”, “A Rainha da Neve”, “A Pequena Vendedora de Fósforo” e a “Roupa Nova do Rei”. Na data seu aniversário, no dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro Infantil.

Na abertura, cerca de 40 crianças do 4º no da U.E.B. São Sebastião e da comunidade no entorno da biblioteca, no Bairro de Fátima, fizeram um tour pelo equipamento, aprendendo como funciona o espaço e como estão distribuídas as categorias de livros infantis e o que cada uma significa.

A programação contou ainda com visita mediada à exposição das obras literárias e personagens de Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen, contação de história com a animadora infantil Tia Shykita, jogos culturais e dinâmicas de leitura com o tema do Sítio do Pica-pau-amarelo.

ATIVIDADES

Integram ainda a programação da Semana o produtor cultural e contador de histórias, André Lobão, com a “Hora do Conto”, lançamento de livros; sorteio de livros; além da participação dos escritores Márcio Almeida, Francimeire Cavalcanti e Raimunda Frazão.

“A Semana do Livro Infantil vem enaltecer estas datas e reforçar que somos um centro de informação e cultura, que incentiva a leitura desde a infância, proporcionando o contato do público com escritores locais”, destacou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.

Anny Kalyne, estudante do 4º ano da U.E.B. São Sebastião, participou da ação e se encantou pelo universo literário. “Já conhecia a biblioteca, mas cada vez que venho, aprendo coisas novas. Hoje o que mais gostei foi do Conto da Formiguinha e de como as histórias foram contadas”.

A Semana do Livro Infantil é um projeto consolidado no equipamento municipal e todos os anos realiza ações durante o mês de abril. Este ano, resgata títulos que continuam encantando os leitores e aguçando a imaginação, embalados pela frase de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

PROGRAMAÇÃO
DATA: 18/04 – vespertino (14h às 16h)
LOCAL: Atividade na Biblioteca
PÚBLICO: estudantes da U.E.B. São Sebastião (turno vespertino)
DATA: 19/04 – matutino (8h às 10h)
LOCAL: Atividade na Biblioteca
PÚBLICO: estudantes da U.E.B. São Sebastião (turno matutino)
DATA: 24/04 – matutino (8h às 10h)
LOCAL: Atividade na Biblioteca
PÚBLICO: crianças da comunidade
DATA: 26/04 – matutino (9h às 10h30)
LOCAL: Hospital da Criança (Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos– Alemanha).
PÚBLICO: crianças internas (turno matutino).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias