PGE / CONCURSOS

06 dicas de aprovadas em provas de Procuradorias estaduais

Conversamos com duas jovens maranhenses que já sentiram o gosto de aprovação em concursos cobiçados por qualquer concurseiro

Ilanna Soeiro foi aprovada para Procuradora pelo Estado de São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)

Formada em Direito desde 2016 pela Universidade Federal do Maranhão, Ilanna Soeiro é advogada e em 2018 foi aprovada no concurso da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, um dos concursos mais concorridos e almejados do Brasil, o seu concurso contou com 11.453 candidatos.

Mesmo depois de passar em um almejado concurso, Ilanna continua estudando para concursos. “Continuo os estudos exatamente por ainda não ter exatidão nessa resposta. Na dúvida, estude. Ninguém se arrepende de estudar.”, disse ela ao jornal O Imparcial.

Com a experiência que adquiriu, ela recebeu convite para ser professora em cursinho. “Recebi o convite antes mesmo do resultado da prova oral da PGE/SP e fui agraciada com uma rápida divulgação dessa nova fase em função de uma proximidade grande com as pessoas através de publicação de stories no Instagram.”, revelou

Para ela, é preciso ter foco e ter uma motivação. “Antes de qualquer coisa a pessoa precisa saber o porquê da decisão de estudar para concursos públicos, isso mantém a motivação diária. Eu não tinha plano B e revivi diariamente as forças que me mantinham naquela rotina.”, sugeriu.

Abaixo três dicas separadas por Ilanna Soeiro.

Especialmente para aqueles que mantém uma rotina regular de estudos, consigo visualizar três dicas para que se obtenha a aprovação.

Hábito. Ter como hábito diário o contato com a ‘lei pura’: é importante que haja o estudo de lei seca diária de forma qualitativa. É o momento de se concentrar nas minúcias, são esses detalhes que vão fazer a diferença na hora prova.

Exercício. Praticar em casa. fazer, periodicamente, uma prova de um concurso passado da carreira que se almeja. Essa rotina traz uma excelente maturidade e um bom controle emocional pra se chegar a um efetivo resultado.

Reta final. Fazer uma excelente reta final nos 15, 20 dias véspera de prova. É o momento de trazer pra nossa memória de véspera tudo o que foi estudado. Porém, não podemos esquecer que concurso público está longe de ser uma receita de bolo com uma verdade absoluta e o autoconhecimento ainda é um dos pontos mais importante para que a rotina de cada concursando seja realmente promissora.

Na próxima página você vai conhecer a história de Martha Jackson Franco de Sá Monteiro, Procuradora do Estado do Maranhão e Professora. Ela á foi aprovada em quatro concursos públicos.

« Anterior Próxima »2 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias