ECONOMIA

Nova política de reajuste do salário mínimo será conhecida nesta segunda-feira

A expectativa é que o governo apresente hoje uma proposta para corrigir o valor do salário mínimo considerando apenas a inflação, o que significa que não haverá previsão de ganho real.

Reprodução

A equipe do Ministério da Economia apresenta às 15h desta segunda-feira a proposta de lei de diretrizes orçamentárias para 2020. A proposta será enviada ao Congresso e serve para indicar quais as prioridades do governo a serem colocadas na Lei Orçamentária Anual. O projeto da LOA chega ao Parlamento em agosto, conforme a legislação. O anúncio da PLDO é importante porque traz os principais indicadores e expectativas do governo para a economia do país. Entre elas, como será feito o reajuste do salário mínimo.

A expectativa é que o governo apresente hoje uma proposta para corrigir o valor do salário mínimo considerando apenas a inflação, o que significa que não haverá previsão de ganho real. O valor atual está em R$ 998. Desde 2011, o cálculo para reajuste do salário mínimo leva em conta a inflação medida pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado e divulgado pelo IBGE, somada ao percentual equivalente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto, PIB, de dois anos antes. A lei que determina que o cálculo seja feito dessa forma vence neste ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias