CHUVAS INTENSAS

Confira dicas e cuidados para proteger sua casa em período chuvoso

Alguma medidas prudentes são necessárias para evitar situações piores neste período de fortes chuvas.

Reprodução

Nesta semana São Luís tem enfrentado chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Maranhão tem um alerta laranja, esse alerta mostra que a chuva pode variar entre entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

Com chuvas tão fortes aumentam os riscos de alagamentos e perigos até mesmo dentro de casa que podem causar diversos prejuízos. Por isso separamos alguns cuidados que podem ser tomados.

Alguma medidas prudentes são necessárias para evitar situações piores neste período de fortes chuvas.

Mantenha a manutenção do seu telhado e calhas em dia

É sempre importante realizar a manutenção do seu telhado, mantendo-o em bom estado. As telhas devem estar muito bem encaixadas e sem fissuras ou rachaduras, pois assim evitará pontos de abertura por onde a água da chuva pode passar.

Busque observar o telhado com frequência e se por acaso encontrar pontos de entrada de luz, é hora de fazer uma manutenção.

Mantenha as calhas sempre limpas para evitar obstruções e sempre verifique se elas estão bem fixadas.

Não deixe os eletrônicos na tomada

O Brasil é um dos países que mais sofrem com a aparição de raios, por isso fique de olho nos eletrônicos da sua casa e assim que você avistar a possibilidade de temporais, desconecte-os.

Lembrando que isto deve ser feito antes do início da chuva, depois que ela começar evite tocar em qualquer tipo de fonte de energia, por conta de descargas elétricas.

Realizar a manutenção das esquadrias

Não esqueça de verificar os vãos no selador ao redor das portas e janelas, pois uma chuva muito forte pode vir a causar estragos no interior do imóvel. 

Como essas vedações sofrem desgaste com o tempo é importante ficar de olho nelas e fazer o reparo aplicando selante quando estiver bem seca para evitar as famosas infiltrações.

Cuidados com a área externa

É indispensável que você tome os cuidados corretos na área externa para evitar problemas de vazão incorreta da água durante o período chuvoso.

Os jardins são uma ótima alternativa para o escoamento da água, pois ela é absorvida pelo solo. Entretanto, é necessário que a água se infiltre corretamente para que ele não sofra com a grande quantidade de chuva.

Sendo assim, prefira colocar tubos específicos que levarão parte dela ao sistema de águas pluviais e evite cimentar a área externa, pois prejudicará bastante o escoamento da água.

Sair da versão mobile