JUNHO E JULHO

Começam as programações online para homenagear São João

Paróquias da capital maranhense dedicadas a São João começam suas programações de forma virtual para homenagear o santo junino no período de junho e julho

A data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. (Foto: Divulgação)

É impossível, para quem é maranhense, não se sentir nostálgico com a ausência dos festejos juninos e lamentar que este ano eles não irão ocorrer, sendo a grande festa popular do Maranhão. O mês de junho que celebra os santos juninos Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal tem força na cultura popular, mas também na religiosidade. Os santos são aclamados pelos grupos juninos, e por fiéis que compõem uma comunidade religiosa dedicada a programar e executar os festejos juninos. Mas este ano está sendo tudo diferente. Começou o festejo de São João. E as programações serão acompanhadas pela Internet.

Estamos acostumados a logo depois da missa, visitar as barracas e degustar a culinária típica da época, e assistir aos espetáculos dos grupos de bumba-boi, quadrilha, danças, shows musicais. Mas este ano não. Foi assim com o festejo de Santo Antônio e está sendo com o festejo de São João, bem como será com São Pedro.

Na Arquidiocese de São Luís há duas paróquias dedicadas ao santo, a tradicional igreja São João Batista, no Centro Histórico de São Luís, lugar que no dia do santo reúne as brincadeiras de bumba meu boi para homenagear um dos patronos juninos. Outra igreja dedicada ao santo está no bairro Vinhais Velho, onde acontece a Festa das Águas, festejo paroquial que reúne as famílias dos bairros vizinhos em torno da antiga igrejinha construída há mais de 400 anos pelos jesuítas para a missão junto aos índios daquela aldeia.

“O Santo é muito querido na capital maranhense, estando presente em toadas, ladainhas populares e várias iniciativas espontâneas nos lares da cidade, recebe, ainda, muitas homenagens em várias comunidades distribuídas nas diversas paróquias da Arquidiocese, como a igrejinha dedicada ao santo no Tendal, povoado rural do Paço do Lumiar; no Rio São João – estrada de Ribamar; em Ruy Vaz – Axixá, entre outras. Por fim e não menos importante temos a capela de São João Batista na estrada da Maioba, sede do bumba meu boi da Maioba, sotaque de matraca”, disse o Diácono transitório Bruno Mendes Pimenta, da Paróquia São João Calábria (Jardim América).

Na Paróquia São João Batista, no Centro, já foi anunciada a programação que será transmitida pelas redes sociais da Paróquia todos os dias às 17h. “Em virtude das orientações Governamentais de Saúde, você devoto/devota de São João Batista, poderá acompanhar a Festa do Padroeiro através das transmissões. Outra novidade serão as lives beneficentes em prol da festa”, comunicou a paróquia.

Este ano a Paróquia São João Batista de Vinhais (Vinhais Velho) vai fazer o tríduo para São João, na Festa das Águas. As celebrações do Tríduo que este ano tem como tema, “Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas”, serão transmitidas às 19h pelas redes sociais da Paróquia e vão de 21 a 24, data do encerramento da festa.

No dia 21 haverá a carreata de abertura às 8h, com concentração no Largo, e a Santa Missa às 19h, também no Largo da Matriz com a participação das famílias em seus carros. Nos dias 22 e 23, 2° e 3° dia do Tríduo, a Santa Missa será transmitida de dentro da igreja, às 19h30 (sem a presença dos fiéis). E no dia 24 acontece a Santa Missa Solene, no Largo da Matriz, com as famílias em seus carros, às 19h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias