COOPERAÇÃO

Exército do Piauí chega em Bacabeira para restaurar trechos da BR-135

Mesmo com a chegada dos soldados no início do ano, o asfalto novo só deve ser aplicado em junho deste ano.

Reprodução

O 3° Batalhão de Engenharia de Construção (3°BEC), sediado em Picos, no Piauí, chegou a Cidade de Bacabeira no último dia 18, para realizarem o processo de reparos de trechos da BR-135, após o Governo Federal assinar um termo de cooperação com os membros do Batalhão.

O Batalhão de Engenharia do Exército irá cuidar do trecho entre Bacabeira/São Luís (até a Ponte Marcelino Machado), no sentido decrescente da rodovia.

O Governo do Estado ainda cedeu a antiga área onde seria instalada a Refinaria Premium 1, obra abandonada pela Petrobras em 2015. O lugar servirá como instalação do Batalhão durante os próximos meses com a execução do projeto.

A entrega do terreno e toda estrutura para os Soldados do Exército Brasileiro está prevista para o final de fevereiro, logo após as festividades de carnaval.

A primeira fase é justamente a recuperação do antigo terreno e suas dependências. Os soldados por enquanto estarão responsáveis pela pintura, organização e limpeza do local. Além de estudos preliminares para execução das obras.

Segundo informações do 3° BEC, a recuperação das vias no entorno do local será para aumentar o tráfego do local.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou por meio de nota, que cerca de 74 quilômetros passarão por restauração e que em alguns trechos haverá a necessidade de uma intervenção mais profunda, em virtude de problemas estruturais surgidos durante o processo de restauração.

O Departamento também informou que por conta do período chuvoso, as atividades entre o DNIT e o Exército estão previstas para serem efetivamente iniciadas entre os meses de junho e julho.

Confira a nota na íntegra:

O DNIT tem contratado a restauração de cerca de 74 quilômetros de rodovia e concentra os esforços para a liberação de orçamento para todo o segmento. Foram identificados ainda pelas equipes da Autarquia segmentos desta BR que necessitam de uma intervenção mais profunda, em razão de problemas estruturais que surgiram durante a execução da restauração. Para resolver esse problema, um novo contrato de manutenção está sendo providenciado de forma a garantir segurança dos usuários.

A BR-135/MA receberá um novo projeto para a completa recuperação estrutural do pavimento entre as cidades de Miranda do Norte e Caxuxa, segmento que apresenta problemas crônicos ao longo dos últimos anos. A previsão de conclusão do projeto ocorrerá até o início de 2021, e já teve o processo licitatório iniciado desde o último dia 17/01.

Há atividades objeto de acordo firmado entre o DNIT e o Exército Brasileiro, que fazem parte do TED – Termo de Execução Descentralizada. Para esse ano de 2020 será investido cerca de R$ 20 milhões de reais para dar continuidade no trecho objeto desse acordo. O acordo contempla cerca de 15 km da BR-135/MA, no sentido decrescente, partindo de Bacabeira até São Luís (Ponte Marcelino Machado).

Ressalta-se que a Ponte Marcelino Machado NÃO está inclusa no rol de obras a serem realizados pelo contrato firmado entre o DNIT e o Exército Brasileiro; a ponte será contemplada com projeto próprio de recuperação  no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas – PROARTE, que ocorrerá ao longo do ano de 2020.

Nesse primeiro momento está sendo providenciados estudos, no sentido de providenciar o reparo dos defeitos identificados no tabuleiro da ponte. Em relação ao dano ocorrido no “guarda-corpo” ocasionado pelo acidente ocorrido em outubro/2019 (motorista cochilou ao volante), informamos que o processo de recuperação da mesma já se encontra em andamento.

Por conta do período chuvoso, as atividades de cooperação entre o DNIT e o Exército Brasileiro serão efetivamente iniciadas (PREVISÃO) entre junho e julho. Nesse primeiro momento apenas serviços paliativos (limpeza, roçagem, etc) estarão sendo executados, bem como estudos preliminares para execução das obras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias