SMART CITY EXPO

Duarte Jr participa de congresso em Barcelona sobre cidades inteligentes

Em três dias de evento, deputado estadual irá conhecer experiências de sucesso na administração pública de cidades de todo o mundo

Reprodução

O deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) irá participar do Smart City Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, que ocorre de 19 a 21 de novembro em Barcelona, na Espanha. O objetivo é conhecer experiências bem sucedidas nas áreas de inovação e melhorias sociais desenvolvidas por cidades de todo o mundo.

“Será uma grande oportunidade para conhecer formas de administrar o dia a dia de outras cidades, ideias simples e práticas que podem fazer a diferença também aqui em São Luís e cuja realização em nossas cidades pode ser indicada por mim a órgãos do poder executivo, como deputado estadual”, afirma Duarte Jr.

O congresso terá a presença de líderes corporativos, representantes do poder público, empreendedores, pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo. “Sem dúvidas, este congresso terá uma intensa colaboração internacional, da qual tentaremos trazer para São Luís e todo o Maranhão alternativas sobre como organizar nossas cidades com cada vez mais respeito pelo meio ambiente e cada vez mais direitos para todas as pessoas, com especial atenção às pessoas com deficiência e àquelas que infelizmente ainda têm dificuldade de acesso a direitos básicos”, diz Duarte.

O deputado informa que a viagem para o congresso tem financiamento próprio e não conta com cotas da Assembleia Legislativa. O Smart City Expo World Congress ocorre desde 2011 e, este ano, irá debater a vida nas cidades, a necessidade de mais acessibilidade e respeito ao meio ambiente, novos modelos de administração pública, com foco na igualdade, economia circular e novas tecnologias e modalidades de mobilidade urbana.

Ele aponta ainda semelhanças entre São Luís e Barcelona, capital da Catalunha, região nordeste da Espanha. “Ambas são cidades que não tiveram um planejamento, cresceram de forma desordenada, e também ambas são cidades portuárias. Mas Barcelona conseguiu identificar seus problemas e apresentar soluções inteligentes e modernas. E esse é um dos objetivos da viagem, estudar um pouco mais, conhecer o que vem sendo realizada nesta e em outras cidades e trazer pra nossa Ilha do Amor, trazer pro nosso Estado”, informa Duarte.

Sair da versão mobile