Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informa que, devido a um problema técnico na plataforma nacional de dados, de responsabilidade da Serpro, o sistema de informática do Detran-MA está impossibilitado de acessar a Base de Índice Nacional (BIN), que é a rede de informações controlada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), onde estão armazenadas as principais informações de habilitados e veículos do país.

A falta de comunicação entre os sistemas do Detran-MA e da BIN impede a realização de operações rotineiras do órgão, tais como: vistoria, emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), licenciamento anual, emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e abertura de cadastro.

Estão disponíveis apenas os serviços para quem já possui cadastro aberto na área de habilitação, como registrar aulas dos cursos teórico e prático, agendar e fazer exames do processo de habilitação. Na área de veículos, está sendo feita a emissão de taxas e multas estaduais.