ECONOMIA

Saque do PIS/Pasep para todas as idades começa nesta terça-feira

Trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus vencimentos.

Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira, 14, trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus vencimentos.

O prazo ficará aberto até 28 de setembro. A partir de amanhã todas as pessoas poderão sacar seus recursos corrigidos. A partir do dia 29 de setembro, receber a quantia de dois fundos, somente os casos previstos na Lei 13.677/2018.

Terão direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos depositados anualmente na conta dos trabalhadores criadas entre o ano da criação do PIS/Pasep 1971, e 1988.

Não terá direito ao saque quem contribuiu após outubro de 1988, porque a Constituição promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até o ano passado, o saque das cotas somente seria permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria ou outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo flexibilizou  o acesso, e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Os cotistas do PIS, podem consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Sair da versão mobile