Reprodução

Os 15 anos da Parada do Orgulho LGBT de São Luís serão comemorados neste domingo, 2, com muita festa e com espaço para lembrar a luta da comunidade ao longo desse tempo. O evento está marcado para às 15h, quando os participantes se concentrarão perto do Convento das Mercês (no Desterro) e sairão rumo à Praça Maria Aragão, onde DJs, artistas, performers, drag queens, transformistas, bandas e gogo boys farão a festa.

O evento é organizado pelo Grupo Gayvota e terá trios elétricos e atrações locais. O tema de cada Parada é trabalhado de acordo com a realidade de cada cidade ou município, porque, segundo o grupo, nem sempre o que acontece em um lugar é o que acontece em outro.

“Mas este ano, como completamos 15 anos, o tema é 15 anos de luta e conquista. Essas conquistas não são suficientes e nem vão ser, todos os dias passamos por situações, dificuldades, vem uma coisa favorável, vem outra e derruba. Então, temos que estar o tempo todo nessa construção, nessa busca de direitos e de respeito”, aponta o coordenador do grupo, Carlos Garcia, sócio-fundador do grupo Gayvota.

A 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT irá marcar o encerramento da Semana da Diversidade que começou no último domingo, com a primeira edição dos Jogos da Diversidade, no Parque do Bom Menino, com torneios de “gaymado”, futebol de travinha, voleibol, entre outros esportes. Nesta terça-feira, 28, acontece a entrega do Troféu Gayvota e Direitos Humanos, que está na oitava edição e premia e reconhece pessoas que lutam e/ou apoiam o movimento. O evento será no Teatro Alcione Nazaré, às 19h30.

Durante a semana haverá encontros, seminários, palestras, reuniões, entre outras atividades. No dia 31, sexta-feira, haverá o Encontro de DJs, a partir das 19h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande). Também no domingo, 2, mesmo dia da Parada, a programação cultural da Feirinha de São Luís, que acontece na Praça Benedito Leite, será toda voltada para a diversidade.