Ônibus da nova frota de São Luís. Foto: Raillen Martins

Na manhã desta terça-feira (28), na Praça Maria Aragão, foram entregues mais dez ônibus novos que vão passar a circular em São Luís, indicando um total de 73% da frota renovada. Os coletivos novos são todos climatizados, adaptados com elevadores para uso de portadores de necessidades especiais e possuem três portas.

De acordo com o plano de governo do prefeito Edivaldo Holanda, o objetivo era renovar pelo menos 40% da frota que circulava na cidade desde 2008. “A medida que os ônibus vão completando dez anos, eles têm que ser substituídos”, afirma o membro da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) Canindé Barros. “Mudamos o tempo médio de circulação de cada veículo para quatro anos a meio, a média nacional”. Hoje, de 830 ônibus em circulação, 603 já são do modelo novo.

Veja Também

Segundo o Edivaldo, o objetivo é ultrapassar ainda mais a porcentagem atingida: até o final do ano, há previsão de entrada de mais 30 novos ônibus, além dos veículos que serão integrados à frota no ano que vem. “Ao lembrar de como era o transporte público antes de assumirmos a prefeitura, podemos ver como hoje está modernizado”, compara o prefeito, depois de cinco anos de mandato.

Outra proposta do prefeito acerca do transporte público é a inserção de wi-fi. Segundo ele, já há a licitação para esse projeto e a implantação de internet em todos os ônibus deve começar ainda esse semestre.