Quem transita pelo bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, deve ficar atento às mudanças realizadas no trânsito do local. As avenidas 13, 14, 3, 11 e 1 foram os trechos que sofreram alterações. Desde as primeiras horas da manhã de ontem o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) realiza operação para orientar motoristas nos principais pontos.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno, explica que o projeto de mudança foi elaborado por engenheiros de trânsito, após estudos técnicos. O objetivo é ter um trânsito mais seguro e sem congestionamentos. “Como haverá mudanças de hábitos, é normal que no início algumas pessoas estranhem. Mas depois todos vão perceber que o trânsito ficou melhor”, avalia Pádua Nazareno, que afirmou também que nos primeiros momentos, de orientações, não haverá multas.

Para o sargento Ronaldo, do BPRV, que comandou as operações no sábado no Maiobão, a maior dificuldade é convencer os motoristas a não seguir por acessos que agora estão proibidos. “Mas acredito que tudo é uma questão de tempo até todos se acostumarem com as mudanças. A orientação é para que os condutores fiquem atentos à sinalização”, ressaltou o policial.

Na opinião da contadora Maria Lúcia Franco, que neste sábado dirigia pela Avenida 14, as mudanças com certeza são para melhor, desde que os motoristas obedeçam à sinalização e aos semáforos. “Não vejo problemas em mudar o sentido das avenidas, desde que seja para melhorar o trânsito”, afirmou a motorista.

Veja as mudanças no trânsito do Maiobão

As principais modificações são as seguintes: a Avenida 13 agora é mão única descendo até o cruzamento com a Avenida 3, próximo ao CAIC. Do trecho do CAIC até o cruzamento com a Avenida 1 (próximo ao Palheta) continua como mão dupla. A Avenida 14 agora é mão única subindo até a MA-201. Os condutores que estão na Avenida 6 do Maiobão e querem ir para Ribamar (MA-201) têm de fazer o retorno de quadra dobrando à direita na Avenida 13 e depois à esquerda (nas ruas 83 ou 84), próximo ao Colégio Domingos Vieira Silva, seguindo pela Avenida 14. Outra novidade importante são os semáforos no cruzamento da Avenida 14 com a MA-201.

Já os ônibus das linhas Cidade Verde, Metropolitano, Paranã e Eugênio Pereira circulam agora somente pela Avenida 12 do Maiobão.

Com essas mudanças, serão atendidos moradores da Avenida 11, Sítio Grande, Bacuritiua e também das ruas projetadas da Avenida 14, bairro Santa Clara, Presidente Vargas e La Belle Park, entre outras comunidades do entorno.

Além disso, a Prefeitura de Paço do Lumiar informou que deverá instalar nos próximos meses mais 11 semáforos nos bairros Maiobão, Paranã e Cafeteira.