Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 27, os Correios começaram a cobrar uma taxa de R$ 15,00 para todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pela empresa. A tarifa corresponde ao despacho postal.

Antes da mudança, o despacho só era cobrado de objetos tributados pela Receita Federal, mas de acordo com a estatal, o aumento das importações obrigou os Correios a cobrarem de todas as encomendas para manter o padrão do serviço.

A tarifa serve para cobrir custos com o  suporte ao tratamento realizado pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e a inspeção por raio X, formalização da importação, disponibilização de informações ao importador para liberação da encomenda via internet, entre outras operações.

Os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o sistema de rastreamento de objetos no site dos Correios e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito. O prazo para a entrega da encomenda passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.