FENÔMENO NATURAL

Veja os cuidados durante as chuvas com raios, relâmpagos e trovões

Cobrir os espelhos? Desligar eletrônicos? Confira, agora, medidas simples e que devem ser tomadas por todos quando houver o perigo de raios

Os raios são causados por uma descarga elétrica entre nuvens (normalmente cúmulo-nimbo) ou, em casos mais raros, entre uma nuvem e o solo, ocasionando relâmpagos e estrondosos trovões que podem assustar. Confira dicas importantes do que fazer e o que evitar nestas ocasiões.

Fora de casa

Evite procurar abrigo em lugares que não oferecem proteção contra raios, como celeiros, tendas, barracos ou paradas de ônibus. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas. As estruturas altas como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica também devem ser evitadas.

Não permaneça em áreas abertas como estacionamentos e campos de futebol, morros e topo de prédios. Além disso, não se aproxime de cercas de arame, linhas aéreas, trilhos e varais metálicos.

Dentro de veículos

Não permaneça em veículos sem capotas (como motocicletas, bicicletas e tratores). Caso esteja dentro do carro, não estacione próximo a árvores, postes e linhas de energia elétrica. Evite contato com qualquer objeto metálico e não desça do veículo quando houver cabos e fios soltos por perto.

Em casa

Para aqueles que estão dentro de casa no momento dos raios, a recomendação é não usar telefone com fio, ficar longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas, e não manusear equipamentos que estejam ligados à rede elétrica. Além disso, não tire roupas de varais durante as chuvas fortes. Quanto ao espelho, não se preocupe: não é necessário cobri-lo, pois ele não atrai raios.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias