Gosta de observar o céu?

Gosta de observar o céu? Conheça o Observatório Astronômico da UEMA

A ideia do laboratório é ajudar a popularizar a ciência e estimular a entrada de novos estudantes em eventos científico – principalmente na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

Reprodução

Se existe um assunto que desperta a curiosidade de qualquer pessoa, esse assunto é astronomia. Afinal de contas, o que existe além da atmosfera da Terra? São tantas possibilidades e descobertas a serem feitas, que é impossível calcular quanto tempo a humanidade levará para desvendar tantos mistérios.

Bem, até lá, a astronomia segue fazendo a sua parte e o ser humano já criou vários métodos para observar o que ocorre fora do planeta, como a Cosmologia, a Astronomia Estelar, a Astronomia Galáctica, a Astronomia Extragaláctica, etc.

Para estudar mais a fundo esses métodos da ciência que estuda os corpos celestes, a coordenação do Observatório Astronômico de Física da Universidade Estadual do Maranhão (OBA- FIS/UEMA) e estudantes do Curso de Física colocaram em prática, em 2016, o projeto “OBAFIS: Despertando o Interesse de Futuros Astrônomos”.

“Participar do projeto traz um ganho incomparável porque os todos têm um contato mais profundo com a ciência. Também são despertados para a pesquisa, então crescem com isso. Bolsistas e voluntários ajudam uns aos outros, bem como àqueles que não têm acesso a esse tipo de conhecimento durante as aulas regulares”, comentou Edvan Moreira, coordenador do OBAFIS.

A ideia do laboratório é ajudar a popularizar a ciência e estimular a entrada de novos estudantes em eventos científico – principalmente na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Para fazer essa aproximação, o projeto conta com preparatório para a OBA, aulas de inglês, aulas de linguagem de programação Phyton, Cine Obafis, palestras, minicursos, instrumentação para o ensino da Astronomia (softwares, aplicativos, telescópios e outros instrumentos), observações astronômicas e competições.

A primeira escola parceira do OBAFIS fica no Centro de Ensino Paulo VI (escola de aplicação da UEMA), no bairro Cidade Operária. Estudantes dessa escola participantes do projeto estão inseridos no preparatório para a OBA, que acontece duas vezes por semana.

Sair da versão mobile