MARANHÃO
Bandidos assaltam banco em Barreirinhas e ainda fazem reféns
O alvo do grupo foi a agência do Banco do Brasil, localizada no Centro da cidade, que teve parte da estrutura danificada
A população do município de Barreirinhas ficou aterrorizada com ação de criminosos na noite desse domingo, dia 14.
De acordo com moradores, por volta de 00h30 começaram os disparos por parte dos bandidos que intimidaram os policiais da cidade atirando contra o destacamento da Polícia Militar e contra a viatura para impossibilitar reação por parte da segurança.
O alvo do grupo foi a agência do Banco do Brasil, localizada no Centro da cidade, que teve parte da estrutura danificada.
Os criminosos explodiram um dos caixas eletrônicos, que continha pouco dinheiro. De acordo com as testemunhas, a quadrilha era composta por cerca de dez homens.
Os bandidos ainda fizeram reféns que foram libertados próximo a um povoado. Eles ainda incendiaram o veículo usado na fuga, um veículo Hilux.
A quantia roubada não foi informada.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), com a ação criminosa em Barreirinhas, chega a 46 o número de ocorrências contra agências bancárias no Maranhão em 2016. Do total, 38 casos são de arrombamento e explosões e outros oito de assalto. No período, 26 agências do Bradesco foram alvos de arrombamento ou assalto; outras 20 do Banco do Brasil.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif) informou que o ataque à agência bancária do município de Barreirinhas, neste domingo (14), está sendo apurado pela Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic) por meio do Dcrif. Policiais já estão em busca dos suspeitos para efetuar as prisões.
A SSP esclarece que tem intensificado as ações para combater ataques à agências bancárias. As estratégias utilizadas pelas forças de segurança do Estado incluem o monitoramento dos pontos de maior registro e nas áreas mais suscetíveis às investidas de criminosos, abordagens em locais estratégicos, além da orientação a comerciantes sobre a venda de material explosivo.
A SSP destaca ainda, que o objetivo do trabalho é a prevenção dos casos a partir da interceptação dos suspeitos, com fins a evitar ocorrências.