CIDADANIA

Primeira edição do Projeto Rondon/Regional é iniciada

Foto: HandsonChagas. Voluntários que participarão do Projeto ao lado do governador e demais autoridades estaduais Em solenidade de abertura realizada na manhã deste sábado, dia 16, que contou com a presença o governador Flávio Dino e do ministro da Defesa, Aldo Rabelo, foi iniciada oficialmente a primeira edição do Projeto Rondon/Regional.  A ideação  foi batizada […]

Foto: HandsonChagas.


HandsonChagas

Voluntários que participarão do Projeto ao lado do governador e demais autoridades estaduais

Em solenidade de abertura realizada na manhã deste sábado, dia 16, que contou com a presença o governador Flávio Dino e do ministro da Defesa, Aldo Rabelo, foi iniciada oficialmente a primeira edição do Projeto Rondon/Regional.  A ideação  foi batizada de “Operação Bacuri” e conta com mais de 100 participantes entre jovens e professores universitários, de sete instituições de ensino superior do Maranhão. Os voluntários irão atuar em cinco municípios com menor IDH no estado.
O projeto é realizado nacionalmente e, este ano, graças a parceria do Governo do Maranhão com o Ministério da Defesa, terá ações voltadas para comunidades de cinco municípios do Plano ‘Mais IDH’. Os participantes irão colaborar com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública.
“O Maranhão é fundamental para esse projeto, que promove o encontro do Brasil de vanguarda, o Brasil da Universidade e o Brasil que está na retaguarda, que busca crescimento e desenvolvimento social”, declarou o ministro Aldo Rebelo na abertura do evento.
Para o governador Flávio Dino, esta será uma oportunidade de crescimento dos rondonistas e um importante reforço para o desenvolvimento do estado. “Temos um estado que é muito rico, mas com municípios com os piores indicadores sociais. A mudança dessa realidade não depende de um homem só, de um governo apenas. Por isso quero agradecer a essa juventude. Precisamos dessa confiança de quem acredita no futuro, para mudar o Maranhão”, afirmou o governador.
Mais de 100 jovens e professores universitários de sete instituições de ensino superior do estado (Universidade Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão, IFMA, Ceuma, Faculdade Estácio, Faculdade Pitágoras, FAI), trocarão o período de férias escolares para realizar, de forma voluntária, ações nas áreas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e Justiça, entre outros serviços sociais prestados à população.
Elainy Karen Pereira da Silva, aluna do curso de Química do IFMA Caxias, uma das voluntárias da operação Bacuri, é uma das estudantes que espera contribuir com as comunidades. “Minha meta é ajudar, conscientizar as pessoas e ajudar o nosso estado a ser melhor”, declarou a estudante.
O projeto Rondon Regional/Especial “Operação Bacuri” é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Governo do Estado. É desenvolvido, no Maranhão, pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv). Será realizada de 16 a 30 de janeiro, nos municípios de Conceição do Lago Açu, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão e Bacuri.
De acordo com a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, o principal objetivo da edição regional do projeto Rondon no Maranhão, é possibilitar que as mãos dos jovens maranhenses sejam instrumentos de transformação da realidade social local no estado. “A operação Bacuri vai possibilitar que a juventude contribua no projeto do Governo do Estado de participação popular como estratégia para elevar a qualidade de vida dos maranhenses”, comenta.
Presentes, o diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, brigadeiro Augusto César Amaral, a presidente da União Nacional dos Estudantes , Carina Vitral, entre outros representantes do Ministério da Defesa e do Governo do Estado.
Após a solenidade, o governador Flávio Dino e o Ministro da defesa seguiram em agenda oficial, com visita a sede do 24° Batalhão de Infantaria Leve.
Sair da versão mobile