HERÓI

Filhos falam do amor incondicional pelo pai e sobre a experiência de ser pai

Quem é filho e se transforma em pai e tem consciência de seu papel sabe que seu amor é fundamental na formação da personalidade de seus filhos

Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A.Press .


Gilson Teixeira/OIMP/D.A.Press

Nilton Gaspar e seu filho Gaspar filho

Não importa a idade, jovens, adultos, pai que também já é vovô, diferentes gerações, mas todas com o sentimento de amor, carinho e proteção. Pais que têm o único objetivo de cuidar dos seus filhos levando-os sempre para o melhor caminho. É o caso do seu Nilton Gaspar, de 72 anos, que tem cinco filhos e 10 netos. Ele é considerado “um paizão”, assim revelou Gaspar Filho, seu caçula.

Casado há mais de 40 anos, perguntamos para seu Nilton qual é o segredo de ser um bom pai, e em poucas palavras afirmou que é dar atenção. Hoje, ele é aposentado, mas antes trabalhava na operação de máquinas pesadas. A jornada de trabalho neste tempo era de 12 horas por dia, mas, quando chegava em casa, o tempo que tinha era para seus pequenos. “Nesse tempo perdia muito sono, era bem puxado o trabalho. Mas nunca deixava de dar atenção e carinho para meus meninos. Quando eu chegavam, eles vinham todos para meus braços, me cercavam na altura da cintura. Carregava eles e ia levando até o quarto, lá ficava conversando com eles”.
De acordo com seu Nilton, a base da sua família é o respeito. “Pais têm que respeitar seus filhos e filhos têm que respeitar seus pais e ouvir o que eles te pedem e o que eles te dizem.” Exemplo que seu filho caçula, Gaspar Silva Filho, observou e leva para sua casa. Ele tem três filhos e disse que tenta educar suas crianças na essência que foi educado.
“Meu pai é uma pessoa que tenho como exemplo, sempre nos ensinou a respeitar. Até hoje peço bênção para meu pai, tento ser um bom filho para ele. Lembro que meu pai nunca mediu esforços para nos educar bem. Raramente nos batia, sempre buscou conversar. É desta forma que tento educar também meus filhos”, declarou Gaspar Filho.
Pai de primeira viagem
Foto: Divulgação.



Bruno e a filha Bruna Beatriz Cruz

Quem está sendo pai pela primeira vez é o editor de imagem Bruno Cruz, que descobriu a paternidade aos 23 anos. Segundo ele, no momento foi uma surpresa, pois não havia planejado. Porém, ele garante que é uma experiência maravilhosa. “Levei um impacto no momento, tinha gente que dizia que meu mundo ia desabar, que minha vida ia acabar, até porque era bem jovem. Pelo contrário, foi um recomeço de uma forma responsável, tinha 22 anos com uma mente de 17 anos. Hoje penso diferente, penso na minha filha, sempre coloco ela em primeiro plano. Para mim, foi bom e é bom ser pai, foi uma surpresa boa. Foi totalmente diferente do que me disseram”, ressaltou.

De acordo com Bruno Cruz, a paternidade trouxe mais responsabilidade e mudou sua visão de vida. Hoje, ele pensa no crescimento profissional e no bem-estar da filha. A sua maior preocupação é com o futuro da pequena Bruna Beatriz Cruz. “Tento passar para ela a minha experiência de vida. Quero conversar com ela sobre tudo, sobre namoro, sexo, até menstruação, se for preciso vou falar. Quero que minha filha seja independente, que estude e conquiste sua independência financeira. Esse é o maior legado que quero deixar.”
Segundo Cruz, ele é um tipo de pai que quer participar de tudo, desde dar banho, trocar fralda, a colocar para dormir, até a diversão. Mas ele revela um momento em que se sente mais pai: “Às vezes levo a Bruna para passear só nós dois e fico observando ela dizendo: ‘Papai, quero um balão!”. Lembro de quando eu também era criança e pedia algo para meu pai. Ela repete o que eu fazia. Isso é fascinante e a ficha cai: eu sou pai”.
Sair da versão mobile