BOLSA FAMÍLIA

Prorrogado o prazo para recadastramento do Bolsa Família

Beneficiários do programa do governo federal podem atualizar os dados até a próxima sexta-feira.

Recadastramento Bolsa Família
Prorrogado, até sexta-feira (26) deste mês, o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa Família do governo federal realizarem o recadastramento. A atualização cadastral seria encerrada no dia 19 de junho, mas foi prorrogada devido o sistema não está funcionando, além da lentidão provocada pelo número de acessos.
Em São Luís, cerca de 4.400 famílias foram convocadas para fazer o recadastramento e, até o momento, 2.400 foram atendidas. As outras 2 mil têm até essa nova data para informar quaisquer alterações no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar. Diariamente são realizados 600 atendimentos, na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), no Edifício Cesáreo, nº 29, na Avenida Senador Vitorino Freire, Anel Viário (antigo INSS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Segundo alguns beneficiários houve mudança no local do recadastramento, que antes era no prédio da Semcas no São Francisco. “Eu tive que pagar duas passagens de ônibus, primeiro fui para o São Francisco e lá me informaram que não estavam realizando mais o cadastro, que tinha mudado para cá. Acho que eles deveriam informar para a gente não ficar dando viagem perdida”, ressaltou uma beneficiária do programa.
Fora do ar
Outra reclamação de usuários foi por conta do sistema está fora do ar. Segundo a direção da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o problema ocorreu por conta do sistema nacional, onde diferentes municípios do país realizam este recadastramento, o que provoca o congestionamento na atualização dos dados. A equipe de reportagem procurou a superintendente de Transferência de Renda e Cidadania, Daniela Araújo, para obter mais informações, porém a assessoria informou que ela não se encontrava no local da atualização dos dados.
O recadastramento ocorre em cada dois em dois anos, os beneficiários que necessitam fazer, estão sendo comunicados por meio de uma carta de auditoria do Governo Federal, entregue na residência dos usuários. Caso não seja feita esta atualização cadastral o benefício é bloqueado. “Quem está recebendo a carta precisa comparecer a Central de Atendimento Social, para que o beneficio não seja bloqueado. A atualização pode ser feita depois do prazo, porém há o bloqueio, se a família estiver no perfil do programa ainda pode ser feito o desbloqueio”, disse a diretora técnica do Programa Bolsa Família, Patrícia Brito.
A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. As famílias que foram convocadas por meio de comprovante de pagamento do benefício contam com esse novo prazo para apresentar a documentação para recadastro em tempo hábil, evitando assim quaisquer transtornos.
Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.
INSERT – TEM QUE PUBLICAR
Recadastramento
Outros locais de atendimento para a atualização cadastral são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), apenas quatro fazem este serviço são do São Francisco, Cidade Operária, Forquilha e Liberdade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias