CIÊNCIA

Nasa lançará nave em direção a asteroide para tentar mudar o curso

A ideia dos cientistas é entender qual o impacto necessário para mudar a trajetória de um corpo celeste que esteja prestes a se chocar com a Terra

Ilustração da espaçonave DART da NASA e do LICIACube da Agência Espacial Italiana (ASI) antes do impacto no sistema binário Didymos - (crédito: Steve Gribben/Johns Hopkins, APL/NASA )

Como cena de filmes de ficção científica. Mas falando do mundo real e sem holofotes, a Nasa realmente irá lançar no espaço uma nave para tentar desviar a rota de um asteroide. Será lançada na madrugada desta quarta-feira (24).

O Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART) é uma missão não tripulada que será lançada da base da Força espacial de Vandenberg, Califórnia, nesta quarta-feira, às 12h30 no horário local(17h30 em Brasília).

Foi divulgado pela agência espacial, a espaçonave foi projetada para se dirigir até o asteroide Dimorphos e mudar a rota dele dentro do sistema Didymos. Será a primeira vez que algo assim será tentado em escala real no mundo.

De acordo com a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) nenhum dos alvos oferece risco à Terra, mas os testes são significativos para futuras ações envolvendo asteroides.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias