RELAÇÃO EUA/BR

Dossiê recebido por Biden pede fim de acordo dos EUA sobre base de Alcântara

O documento cita a operação Lava jato, pautas indígenas, periféricas e comunidades quilombolas, que estaria diretamente ligado ao pedido de suspensão

Reprodução

Um dossiê contendo mais de 30 páginas, que foi elaborado por universidades e ONGs internacionais, foi recebido pelo presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. De acordo com informações da BBC Brasil, o documento pede mudanças nas relações dos EUA com o Brasil e sugere a suspensão de alguns acordos, entre eles o da Base de Alcântara.

O dossiê faz uma critica sobre a relação entre o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e o ex-presidente norte-americano Donald Trump.

O documento pede que Biden reverta o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que foi assinado por Trump e Bolsonaro em 2019. Esse acordo permite a utilização comercial da Base Espacial de Alcântara pelos EUA, alertando para a remoção de centenas de famílias quilombolas que vivem na região.

“O governo Biden-Harris deve se colocar de maneira firme contra qualquer desapropriação de terras quilombolas, enquanto se engaja em ações pacíficas colaboração com a Agência Espacial Brasileira em Alcântara”, diz o texto.

Ainda de acordo com a emissora, o documento chegou aos gabinetes de pelo menos dois congressistas próximos ao presidente e ao núcleo do governo através de Juan Gonzales, recém-nomeado por Biden como diretor para o hemisfério ocidental da Casa Branca.

O texto recomenda que Biden suspenda importações de madeira, soja e carne do Brasil, caso haja a comprovação de que esses itens são provenientes de desmatamento e abuso de direitos humanos. Também são citados temas como ditadura militar, operação Lava jato, pautas indígenas e periféricas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias