1 DE JULHO

Dia da Vacina BCG: 5 mitos e verdades sobre a vacina que previne a tuberculose

Nesse dia especial, saiba mais sobre essa importante forma de imunização

O Dia da Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é comemorado todo 1º de julho. Ela foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin e protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, provocada por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. 

A vacina BCG não é recomendada a prematuros com menos de 2kg, que devem atingir este peso para receber a imunização. Ela também é contraindicada em casos de baixa imunidade e de recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam ter causado a diminuição da imunidade do feto na gestação.

Nesse Dia da Vacina BCG, conheça mais sobre essa importante forma de imunização. Veja 5 mitos e verdades sobre a vacina:

A vacina BCG é indicada para ser aplicada nas crianças logo ao nascer

Foto: Bigstock

Verdade. O Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças em 1976. A recomendação é que vacina seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A dose é única. Caso não seja possível vacinar criança, ela pode ser aplicada em qualquer outra idade, mas o grau de proteção é menor. 

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias