WHATSAPP

Banco Central suspende novo serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil

O Brasil foi o primeiro país a ser escolhido pelo Facebook, empresa dona do WhatsApp, para testar a ferramenta

Foto: Reprodução

O Banco Central (BC), decidiu hoje (23), que as operadores Visa e Mastercard suspendam as atividades da ferramente lançada pelo WhatsApp na semana passada. O BC informou que o órgão quer avaliar os riscos da nova tecnologia. O Brasil foi o primeiro país a ser escolhido pelo Facebook, empresa dona do WhatsApp, para testar a ferramenta.

Em nota o Banco Central afirmou:

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”

De acordo com o comunicado, o serviço não poderia ter começar a funcionar sem autorização do Banco Central. As eventuais operações sem a análise do BC, poderiam gerar danos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que verificará se o novo recurso cumpre as regras previstas na Lei 12.865, de 2013, que regula os meios de pagamento no país.

Caso seja descumprida a determinação, resultará no pagamento de multa e a abertura de processo administrativo contra os responsáveis pela plataforma. De acordo com o próprio Facebook, instituições financeiras como Banco do Brasil, Sicredi e Nubank são parceiras da iniciativa para a transferência entre pessoas físicas. O pagamento a empresas era realizado em associação com a operadora de cartões de crédito Cielo.

Saiba como vai funciona:

Para que você possa receber e enviar dinheiro pelo WhatApp será necessario o cadastro de um cartão na função Facebook Pay.

  • No menu de envio de imagens, haverá uma nova função chamada “pagamento”;
  • Quando selecionar a opção, o aplicativo vai pedir o valor e redirecionar para a criação da conta;
  • Você vai precisar criar uma senha de 6 dígitos e aceitar os termos de uso da plataforma;
  • É preciso incluir o nome completo, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;
  • Será encaminhado um código por SMS, e-mail ou pelo aplicativo do banco.

As pequenas empresas usariam o WhatsApp Business (versão do aplicativo com contas comerciais) para receberem pagamentos de clientes com taxa fixa de 3,99%, semelhante ao sistema usado nos cartões de crédito. Os pagamentos para as contas comerciais poderiam ser feitos tanto com cartões de crédito como de débito. Nos dois casos, pessoas físicas e jurídicas, as transações só poderiam ser feitas dentro do Brasil e em moeda local.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias