NOTÍCIA BOA

NASA desenvolve ventilador simples e barato para pacientes com coronavírus

O equipamento já obteve aprovação de emergência do FDA e pode impedir a escassez em uma segunda onda de casos do novo coronavírus

Coronavírus

Engenheiros envolvidos na criação no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. ( NASA / JPL-Caltech)

Os engenheiros da NASA projetaram um ventilador de baixo custo e de produção em massa, adequado para pacientes com coronavírus. A Food and Drug Administration concedeu aprovação de emergência na quinta-feira (7).

O equipamento foi projetado e construído em apenas 37 dias por uma equipe de engenheiros do Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia. O dispositivo é chamado VITAL – um acrônimo para Ventilator Intervention Technology Accessible Locally. Ele usa 1/7 do número de peças necessárias para um ventilador convencional, o que facilita a produção em massa rapidamente.

Os administradores da NASA disseram que ofereceram uma licença gratuita para ajudar a colocar o dispositivo nos hospitais mais rapidamente. Isso poderia ajudar os departamentos de resposta a emergências a se prepararem para uma onda de novos casos de pacientes com coronavírus.

“As unidades de terapia intensiva estão atendendo pacientes com Covid-19 que precisam de ventiladores altamente dinâmicos. A intenção do VITAL é diminuir a probabilidade de os pacientes chegarem a esse estágio avançado da doença e exigir assistência mais avançada do ventilador”, disse o Dr. JD Polk, chefe de saúde e medicina da NASA.

A Autorização de Uso de Emergência permite o uso do dispositivo especificamente para pacientes com Covid-19, com o objetivo de atender à demanda aguda de ventiladores durante a pandemia de coronavírus. Como todos os ventiladores, o VITAL exige que os pacientes sejam sedados e tenham um tubo de oxigênio inserido nas vias aéreas para respirar.

Improviso para não atingir mercado

Para evitar a interrupção da cadeia de suprimentos de ventiladores convencionais, que já estão em falta, os engenheiros da NASA optaram por um projeto que requer menos peças que um ventilador convencional e depende de máquinas diferentes. São cerca de 700 peças a menos do que os equipamentos convencionais.

Coronavírus
O VITAL é um novo ventilador de alta pressão desenvolvido pela NASA e adaptado para tratar pacientes com coronavírus recebeu aprovação de emergência do FDA em 30 de abril (NASA / JPL-Caltech)

“Eles são realmente partes de outros setores que podem ser usados ​​com esse aplicativo”, disse Dave Gallagher, diretor associado do JPL que trabalhou com a equipe.

A esperança é que os fabricantes possam produzir o dispositivo sem prejudicar a produção de ventiladores convencionais.

A autorização de uso de emergência da FDA veio uma semana depois que especialistas testaram um protótipo do ventilador na Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai, em Nova York, onde o Laboratório de Simulação Humana da escola simulou uma série de condições do paciente.

Embora as autoridades não tenham oferecido um custo exato para a produção do ventilador, Gallagher estimou que seria de aproximadamente US $ 2.000 a US $ 3.000. Para comparação, a General Motors está produzindo ventiladores convencionais de baixo custo para o estoque nacional, com mais de US $ 16.000 cada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias