CORONAVÍRUS

No Maranhão

1730
32620
8639
932
RECONHECIMENTO

Baiana de 22 anos vence prêmio da ONU com criação de filtro sustentável

Atualmente 53 famílias, cerca de 265 pessoas, estão sendo beneficiadas com a invençã

Reprodução

A baiana Anna Luísa Beserra, de 22 anos, foi a primeira brasileira a vencer um prêmio da ONU voltado a jovens com propostas para o meio ambiente, com a criação do Aqualuz, um purificador de água que usa os raios solares para matar bactérias e torná-la potável. A tecnologia de baixo custo já foi testada e está em fase de produto. Atualmente 53 famílias, cerca de 265 pessoas, estão sendo beneficiadas com a invenção.

Anna Luísa é recém-formada em biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e agora toca a sua startup Safe Drinking Water for All (SWD) com o Aqualuz. Ela já foi reconhecida em olimpíadas de física, biologia, astronomia até premiações ligadas à inovação.

A tecnologia do Aqualuz foi criada para purificar água de cisternas, que armazenam a água de chuva. Ele é um reservatório criado com uma superfície de vidro que funciona acoplado à cisterna. A água armazenada nela é bombeada até o dispositivo e o processo de limpeza acontece automaticamente ao receber os raios solares. Não são usadas placas para a captação da energia do sol. A passagem da luz do sol é direta na água. A combinação da radiação com o sistema de calor consegue matar as bactérias.

O morador pode então pegar a água com a ajuda de uma torneira integrada ao reservatório. Quem usa diz que o acesso à água limpa ficou mais fácil. A manutenção também. Com a tecnologia, a água demora de duas a seis horas para ficar potável. Outras soluções demoram de seis a até 48 horas.

Agora que terminou a faculdade, Beserra se dedica em tempo integral à sua startup. Sua invenção está na décima versão e seu objetivo é que órgãos governamentais possam usá-la para ajudar os brasileiros que vivem em regiões de seca, principalmente no semiárido nordestino.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias