SAÚDE

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado na luta e prevenção do câncer de mama.

Reprodução

Diversas ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama marcam desde a década de 90, o mês de outubro. O movimento chamado de ‘outubro rosa’, já é mundialmente conhecido.

A campanha tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o diagnóstico precoce câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. Ações que promovem a conscientização sobre as doenças podem ajudar a reduzir a mortalidade de diversas mulheres.

O diagnóstico precoce é um grande aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado de forma mais rápida, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, e aumentando as chances de cura.

A campanha

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado na luta e prevenção do câncer de mama.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos EUA, até se espalhar para o resto do mundo.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias