USINA NUCLEAR

33 anos de Chernobyl: Fotos mostram a realidade depois da tragédia

O maior acidente nuclear da história completa nesta sexta-feira, 26, 33 anos. O Imparcial fez uma coletânea de fotos da cidade ucraniana que mostram a realidade pós tragédia.

Reprodução

A madrugada do dia 26 de abril de 1986 foi marcada pelo maior acidente nuclear da história. A tragédia foi protagonizada pela Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na cidade ucraniana de Pripyat.

Essa foto foi tirada pelo fotógrafo ucraniano Igor Kostin. Kostin contou que os ruídos da imagem são frutos da radiação emitida que estava queimando o filme da câmera e que de todas as fotos tiradas durante um voo, essa foi a única que restou.

Muitos mistérios ainda envolvem Chernobyl e boa parte do acontecido foi acobertado pelo antigo governo da União Soviética. O que se sabe é que o Leste Europeu foi assolado pelo resultado de um teste dos funcionários que deu errado: Eles interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, o reator entrou em um processo de superaquecimento e rapidamente uma imensa bola de fogo anunciou uma explosão do reator que era rico em Urânio-235, elemento químico com imenso poder radioativo. Além disso, o design errado do reator também foi fator contribuinte para o acidente.


Reator 4 – 3 dias após a explosão.
© SHONE/GAMMA/Gamma-Rapho via Getty Images


Próxima »1 / 7
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias