OTAN

Trump diz querer Brasil como membro da OTAN

O Brasil se tornando membro da aliança permitiria o país a exercer desenvolvimentos e pesquisas com o Pentágono, participar de programas antiterroristas e de treinamentos com militares, entre outros

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma entrevista coletiva no Rose Garden da Casa Branca, em Washington (EUA)

O presidente dos EUA, Donald Trump expôs seu desejo de ter o Brasil como aliado da Otan. No entanto será inviabilizada devido ao tratado criado na aliança.

A OTAN é uma aliança militar intergovernamental que foi criada após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de defesa coletiva entre os estados membros; impedir o fortalecimento do militarismo nacionalista na Europa; e encorajar a integração politica europeia.

O especialista Pierre-Emmanuel Thomann diz que os EUA tentam fazer com que a OTAN seja um bloco militar e político global, onde os membros devem apoiar a política e prioridade do país para estar a nível mundial.

O Brasil se tornando membro da aliança permitiria o país a exercer desenvolvimentos e pesquisas com o Pentágono, participar de programas antiterroristas e de treinamentos com militares, entre outros.

No entanto, o especialista anunciou também que a Europa não tem interesse em proteger um país da América Latina. Sendo assim, Trump reconhece que terá de falar com muita gente a respeito do assunto, mas seria um grande avanço a segurança e cooperação entre o Brasil e os EUA.

“A questão da adesão do Brasil à OTAN não está na agenda. Os europeus não vão querer serem envolvidos na proteção de um país na América Latina, especialmente no contexto geopolítico atual”. Disse o especialista. Thomann.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias