MINAS GERAIS

Sirene dispara em Barão de Cocais e barragem pode se romper a qualquer momento

A cidade ficou em alerta máxima sobre o possível rompimento da estrutura. Na região, vivem aproximadamente 3 mil pessoas.

Foto: Reprodução

As sirenes da mineradora Vale dispararam na noite desta sexta-feira, 22, por conta do nível de alerta que subiu de 2 para 3 em uma das barragens da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas. Este último nível de segurança significa risco iminente de rompimento ou rompimento já acontecendo.

A Defesa Civil do Estado, confirmou que a barragem Sul Superior, com cerca de 4,8 milhões de m³ de rejeitos de minério, pode se romper a qualquer momento. A cidade ficou em alerta máxima sobre o possível rompimento da estrutura. Na região, vivem aproximadamente 3 mil pessoas.

A mineradora se manifestou por meio de nota, confirmando o aumento do nível de alerta da barragem. A empresa informou que após a vistoria técnica de um auditor independente, a estrutura está em condição crítica de estabilidade, com possibilidade de liquefação. Mas, a Vale garantiu que não há possibilidade de rompimento.

Confira a nota na íntegra:

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias