VAMOS DISCUTIR?

Começa o setembro dourado, mês para debater sobre câncer infantojuvenil

A desigualdade no acesso ao tratamento é o principal desafio no combate à doença. Com o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, as chances de cura podem chegar a 80%.

O próximo mês é batizado de Setembro Dourado. Será totalmente dedicado ao câncer infantojuvenil. A campanha visa conscientizar e ampliar a discussão em torno da doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil; são 55 óbitos por semana. No Estado do Rio de Janeiro, são quatro mortes por semana.

A desigualdade no acesso ao tratamento é o principal desafio no combate à doença. Com o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, as chances de cura podem chegar a 80%. O objetivo da Campanha Setembro Dourado é divulgar os principais sintomas da doença ao maior número de pessoas, pois dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.

Para apoiar a causa, estreia nos cinemas de todo país o filme 100% beneficente “O Que De Verdade Importa”, que vai reverter o valor líquido arrecadado na venda de ingressos para sete organizações brasileiras que apoiam e dão assistência ao câncer infantil, uma ação sem precedentes no cinema internacional. Distribuído pela Anagrama Filmes e dirigido por Paco Arango (Maktub), o segundo trabalho do diretor é dedicado ao ator e diretor norte-americano Paul Newman, que ajudou a milhares de crianças doentes no mundo inteiro.

Sediado no Rio de Janeiro, o Instituto Desiderata é uma das instituições que receberá a renda líquida obtida na arrecadação da bilheteria do filme. Fundado em 2003, o Instituto Desiderata é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que contribui para o fortalecimento da rede pública de atenção ao câncer infantojuvenil, de forma a garantir o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento de qualidade no Rio de Janeiro. A instituição atua também na formação de profissionais de saúde, em ações de humanização dos ambientes hospitalares e na mobilização de gestores e da sociedade.

O filme

“O Que De Verdade Importa” conquistou mais de 2,5 milhões de espectadores na Espanha, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá e Colômbia, com renda líquida revertida para organizações locais que se dedicam ao combate do câncer infantil. Nos sete países onde foi exibido, a arrecadação bruta foi de cerca de US$ 10 milhões.

As sete instituições dedicadas a ajudar crianças com câncer que receberão o auxílio da renda líquida adquirida com o lançamento do filme no Brasil são: TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) em São Paulo; Instituto Desiderata, no Rio de Janeiro; GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) na Bahia; NACC (Núcleo de Apoio à criança com Câncer) em Recife; HPP (Hospital Pequeno Príncipe) em Curitiba; Hospital da Criança Santo Antônio em Porto Alegre; e HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão) em Campo Grande.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS