PROFISSÃO

Veja como se tornar um Bombeiro e saiba detalhes sobre a carreira

A carreira de Bombeiro chama atenção por ser uma das mais nobres para a sociedade. Por isso, dia 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. Saiba os passos para se tornar um bombeiro e saiba as diferenças entre a profissão civil e militar

Bombeiros, seja civis ou militares, têm sem dúvidas uma das profissões mais nobres da sociedade. Eles arriscam suas vidas para proteger pessoas e cidades em situações perigosas, como incêndios, desastres naturais e desabamentos, além de sempre conscientizar a população. Para celebrar o profissional, todo dia 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro, em alusão à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado nesta mesma data, há mais de 160 anos, no Rio de Janeiro.

Leia também: Em três anos, Governo promoveu quase 8 mil policiais e bombeiros militares

Saiba, agora, detalhes sobre como se tornar um bombeiro e aspectos fundamentais da carreira, como o processo, treinamento e remuneração.

Concurso para entrar no Corpo de Bombeiros

bombeiro militar maranhao cbmmaFormatura de soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). (Foto: Handson Chagas/Secom)

Legalmente falando, para entrar no Corpo de Bombeiros Militar é preciso se submeter a concursos públicos realizados pelos estados e pelo Distrito Federal. O certame ocorre geralmente em quatro fases. Primeiro são realizadas provas de conhecimentos gerais e específicos (com questões objetivas e redação). Depois disso, o candidato é submetido a teste físico, com atividades como corrida, elevação do próprio corpo e natação.

Em seguida, é avaliada a vida do candidato através da investigação social. Para ser bombeiro, o candidato não pode ter sido condenado por qualquer crime ou contravenção penal. Já na quarta fase, o candidato passa por uma avaliação médica para checar se há condições físicas e mentais para exercer a profissão, como o Índice de Massa Corporal (IMC). Não são admitidas pessoas acima do peso. Também é verificado se existe, no candidato, alguma tatuagem que faça apologia ao crime, ao racismo ou atente contra a democracia (caso haja, a desclassificação é automática).

Curso de formação de Bombeiros

Uma vez aprovados, os candidatos iniciam o Curso de Formação de Bombeiros, que tem duração de dois anos, e demanda dedicação exclusiva. As aulas são de conteúdo teórico e prático, além de estágio, e envolvem da legislação à parte do socorro e resgate. Os aprovados recebem remuneração de acordo com a Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

Gratificação e remuneração na carreira de Bombeiro

A remuneração de um bombeiro militar varia de acordo com a hierarquia. Um soldado, por exemplo, ganha em média R$ 2,5 mil, e um major, R$ 11 mil. A progressão na carreira varia de acordo com o tempo de serviço e a idade do militar.

Perfil necessário para ser bombeiro

Engana-se quem pensa que para ser bombeiro militar basta ser aprovado em concurso público. Existem determinadas características que um bombeiro precisa ter, tais como coragem, um emocional bem trabalhado para resolver situações sob pressão e ótimo condicionamento físico. Outros detalhes são a disciplina, capacidade de trabalhar em equipe e respeito pela hierarquia.

bombeiro militar carreiraFormatura de soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). (Foto: Handson Chagas/Secom)

O que faz um bombeiro

Cabe ao bombeiro militar cooperar com a defesa civil, fazer salvamentos e perícias de incêndios, socorrer pessoas em inundações, catástrofes e desabamentos e conscientizar a população através de ações como: palestras, fiscalizações e orientações sobre riscos.

Diferenças entre bombeiro Civil e Militar

Enquanto os bombeiros militares servem à organização militar do estado e realizam ações de proteção de interesse da comunidade, como combate a incêndios, resgate e salvamento de vidas e prevenção em áreas de risco, os bombeiros civis são contratados pela iniciativa privada e devem fazer a prevenção de acidentes nos estabelecimentos particulares, como em shoppings, eventos e casas de show.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias