Saúde e Educação

Programas de Residência Médica em São Luís terão início em março

Em dezembro, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) divulgou edital com abertura de 31 vagas para várias áreas

A nova resolução passa a valer a partir de 1º de agosto. (Foto: Reprodução)

É grande a expectativa no setor da saúde para o início dos Programas de Residência Médica. Em dezembro, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) divulgou edital com abertura de 31 vagas para as áreas de Cancerologia Cirúrgica, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Mastologia, Pediatria, Psiquiatria e Urologia.

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela execução do certame, divulgou a lista de médicos aprovados para o ingresso nos programas, que começam em março. O número de médicos inscritos, 301 no total, superou a expectativa da organização.

Além de garantir a qualificação profissional, a oferta das vagas também representa um investimento do Governo do Estado no setor da saúde, uma vez que o edital nº 01/2016 se soma a um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelo governador Flávio Dino na garantia do direito a um sistema de saúde público, integral e eficiente para a população no estado.

Dentre as novidades deste seletivo estão as áreas de Pediatria, Urologia, Dermatologia e Cancerologia Cirúrgica, que são programas novos oferecidos pela Rede. Já por meio de uma parceria, além de ofertar os programas de Cancerologia Cirúrgica e Mastologia no Hospital Geral, o Governo do Estado, por meio da SES, também contemplou o Hospital Aldenora Belo com a inclusão desses mesmos programas em duas vagas oferecidas para a unidade.

Semana de acolhimento

Antes de ingressarem oficialmente nas unidades de saúde, os profissionais participarão da Semana Integral dos Médicos Residentes, programação que será aberta com uma recepção organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo setor de Residência Médica da Emserh.

Durante a semana de acolhimento, os residentes participarão de palestras com temáticas diversas, a exemplo da ‘Humanização do Atendimento’, o ‘Funcionamento da Rede Estadual de Saúde’, ‘Ética e Bioética’. No final da semana de acolhimento, a programação se encerra com a apresentação dos residentes às suas respectivas unidades de atuação de acordo com o seletivo: Hospital do Câncer do Maranhão, Hospital Carlos Macieira, Hospital Aldenora Belo, Hospital Juvêncio Mattos e Hospital Nina Rodrigues.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias