INTERNACIONAL

Membros da ONU são acusados de abuso sexual na República Centro-Africana

Organização das Nações Unidas registrou 22 denúncias contra soldados que estão no país em uma missão de paz

A missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca) anunciou nesta sexta-feira que recebeu “novas informações sobre denúncias de exploração sexual e abusos sexuais cometidos por membros das forças da ONU e civis” no país em 2014 e 2015.

“Essas denúncias estão relacionadas a incidentes que ocorreram em 2014 e 2015”, na cidade de Kemo (centro), indica uma declaração da Minusca.

“Por enquanto, a nossa principal preocupação é garantir que as vítimas recebam assistência e que todas as informações sejam imediatamente investigadas de modo que os autores sejam punidos”, acrescenta Minusca, afirmando que uma equipe de investigadores “viajará rapidamente para a região”.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou em 11 de março uma resolução que aborda pela primeira vez os abusos sexuais cometidos por soldados de paz, um problema recorrente e particularmente agudo na RCA e na República Democrática do Congo.

A resolução, proposta pelos Estados Unidos, prevê repatriar contingentes inteiros em casos de suspeita de abuso sexual ou exploração sexual.

Dos 69 casos de abuso ou exploração sexual registrados pela ONU em 2015, mais de metade (38) foram registrados em duas das 16 missões de paz da ONU em todo o mundo: 22 na RCA e 16 na RDC.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias