MECA

Tumulto em peregrinação deixa pelo menos 150 pessoas mortas e 400 feridas

O tumulto ocorreu durante peregrinação a Meca no Vale de Mina, na Arábia Saudita. As operações de socorro estão em curso

Foto: EPA/Amel Pain/Agência Lusa/Direitos Reservados.


EPA/Amel Pain/Agência Lusa/Direitos Reservados

Peregrinação a Meca reúne milhares de muçulmanos

Pelo menos 150 pessoas morreram e 400 ficaram feridas num tumulto durante peregrinação hoje a Meca, no Vale de Mina, na Arábia Saudita, anunciaram hoje os serviços sauditas da defesa civil.

As operações de socorro estão em curso. As autoridades informam que “até o momento há 150 mortos e mais de 400 feridos”. O número pode subir, e ainda não se sabe o que causou a correria desordenada dos peregrinos.
Na terça-feira, dia 22, milhares de muçulmanos iniciaram a caminhada para o Vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.
Este ano, a peregrinação para a cidade santa de Meca é marcada pela tragédia que ocorreu há 10 dias. Um acidente com uma grua que caiu no interior da grande mesquita de Meca provocou a morte a 107 pessoas e ferimentos a 238.
Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, enquanto ainda decorre a guerra da Arábia Saudita, no Iêmen, e a violência jihadista aumenta em alguns países muçulmanos.
A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverão ser capazes de realizá-la pelo menos uma vez na vida.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias