Preparação

Confira várias dicas de como estudar para o ENEM 2018

Saber o que vai cair nas provas do Enem sempre foi um dilema para quem concorre a uma vaga nas universidades. Por isso o Aqui-MA dá umas dicas para você chegar preparado

Uma das grandes dúvidas sobre o ENEM é saber qual conteúdo estudar. O exame é muito temido por jovens brasileiros que decidem enfrentá-lo nos últimos meses do ano. Mas ficar nervoso na hora do Enem e esquecer o principal motivo de estar fazendo o exame não adianta nada. É preciso se planejar, estudar e revisar toda a matéria com tranquilidade. É difícil dizer ao certo o que cairá no ENEM.

Desde 2009, quando o exame passou por uma reformulação que aumentou o número de questões, mais de 3 mil perguntas foram feitas aos alunos nos dois dias de prova, com conteúdos que iam dos conhecidos no início da segunda fase do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Por isso, um estudo completo de todas as matérias já vistas nesse período é fundamental para tirar uma boa nota no exame. Saiba o que mais cai e o que estudar aqui no Enem Brasil! Descubra como estudar para o Enem!

O que estudar para o ENEM 2018
Com a reforma do Ensino Médio, algumas escolas já adotaram o modelo de currículo de matérias base, em que algumas disciplinas são optativas e a carga horária é diferente. Isso não quer dizer que a prova de 2018 terá um nível mais difícil. O conselho dado pelo Ministério da Educação e pelo Inep é de que os estudantes devem continuar estudando seguindo o modelo atual do Ensino Médio, isto é, os conteúdos de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática ainda serão cobrados sem alterações.

1 – O que estudar pro Enem: Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Essa parte da prova é composta por matérias de História, Filosofia, Geografia, Sociologia e conhecimentos gerais ligados às disciplinas. Os conceitos estudados devem ser: Idade Contemporânea; Geografia Agrária; Ética; Mundos do Trabalho; Cartografia; História do Brasil; Ideologia; Geopolítica; Idade Moderna; Meio Ambiente; Globalização; Democracia e Cidadania; Brasil Colônia; Natureza do Conhecimento; e Cultura e Indústria Cultural.

2 – Matéria que cai no Enem: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
Uma das partes mais temidas do exame cobra questões de Biologia, Química e Física. As matérias que mais caem são: Termodinâmica; Meio Ambiente; Leis da Física; Físico-química; Mecânica; Humanidade; Citologia; Ondulatória; Química Orgânica; Eletricidade; Histologia e Fisiologia; Óptica; e Biotecnologia.

3 – O que estudar para o Enem: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
A parte de Linguagens do Enem é composta por questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Literatura. Os conceitos mais cobrados são: Leitura e Interpretação de Texto; Análise do Discurso; Leitura e Artes; Domínio Lexical; Compreensão Textual; e Gêneros Textuais. Há também a Redação Enem, que desafia os vestibulandos com temas pertinentes e de grande relevância atual.

4 – Matéria do Enem: Matemática e Suas Tecnologias
Essa prova é elaborada com questões de matemática e suas tecnologias. São questões acerca de Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção; Funções; Porcentagem; Gráficos e Tabelas; e Probabilidade.

Você já sabe qual curso tem afinidade ou vai escolher?
Calma, não precisa escolher agora. Mas é importante você ter um curso ou uma área em que haja mais afinidade para que você já saiba especificamente aonde tem que focar. Se for Medicina: abraça as disciplinas Biológicas, se for Direito: abraça as disciplinas de Humanas e assim por diante. Como vocês sabem, e se não sabem, o ENEM tem 5 áreas de conhecimento mas o que ajuda sua nota, em algumas universidades, é o peso que cada área de conhecimento possa ter no seu curso.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS