Dicas

Veja como limpar ferro de engomar sem muito trabalho

Você pode usar produtos comerciais feitos especificamente para a limpeza de ferros, mas há também maneiras de limpá-lo usando itens domésticos, como vinagre, sal, bicarbonato de sódio, pasta de dente e detergente

Se seu ferro de passar estiver grudando na roupa quando arrastado ou se você perceber que há sujeira na chapa dele (também chamada de sapata) é hora de limpá-lo.

É preciso limpar tanto a sapata quanto as saídas de vapor, onde os resíduos tendem a se acumular se você utiliza água da torneira. Você pode usar produtos comerciais feitos especificamente para a limpeza de ferros, mas há também maneiras de limpá-lo usando itens domésticos, como vinagre, sal, bicarbonato de sódio, pasta de dente e detergente.

Usando vinagre e sal
1 – Misture uma solução de partes iguais de vinagre e sal em uma panela. Coloque a panela no fogo e aqueça a mistura até que o sal se dissolva. Você pode mexer de vez em quando para acelerar o processo. Tire a panela do fogo antes que o vinagre comece a ferver.

2 – Mergulhe um pano limpo na solução aquecida de vinagre e sal. Use luvas à prova d’água, como as de borracha, para proteger as mãos dessa mistura quente. Você pode também cobrir a superfície na qual vai trabalhar com uma toalha ou um pouco de jornal, já que o vinagre pode danificar bastante as superfícies de pedra e mármore.

3 – Limpe a chapa do ferro com cuidado até que ela esteja limpa. Não se esqueça de esfregar as saídas de vapor para tirar os resíduos acumulados. Limpe também o exterior do ferro, se precisar.
Note que a mistura de sal e vinagre também pode remover marcas de queimado da sapata do ferro.
Se um pano não for suficiente para remover o resíduo acumulado, use uma esponja de cozinha ou uma escova. Não utilize nada de metal para não arranhar o ferro.

Usando bicarbonato de sódio
1 – Misture o bicarbonato com água. Use 1 colher de sopa de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato. Mexa em uma tigelinha até que não sobre água e a mistura se torne uma pasta.[3]

2 – Use uma espátula para espalhar a pasta no ferro. Concentre-se nas partes com mais sujeira acumulada. Cubra também as saídas de vapor. Não passe uma camada muito grossa; apenas o suficiente para cobrir a chapa de maneira uniforme.

3 – Limpe a pasta usando um pano molhado. Esfregue as manchas mais teimosas com ele até que não haja mais pasta e o acúmulo de sujeira tenha saído.

4 – Limpe as saídas de vapor com cotonetes. Mergulhe um cotonete na água e enfie-o dentro das saídas de vapor. Esfregue para remover os minerais depositados e a pasta de bicarbonato de sódio.
Depois de limpar essas saídas, leve o ferro até a pia e jogue fora a água que possa ter entrado por elas.
Resista à tentação de usar clipes de papel ou outros itens duros de metal que possam arranhar as saídas de vapor do ferro.

5 – Encha o ferro com água e passe um tecido. Não use nada do qual você goste muito, pois alguma sujeira teimosa pode acabar manchando o material. Ligue o ferro na temperatura mais alta e passe por alguns minutos; a água limpa vai remover os depósitos de minerais restantes.[5]
Despeje a água que sobrar na pia.
Deixe o ferro secar. Não o coloque sobre uma superfície delicada; alguns sedimentos ainda podem escorrer pelas saídas de vapor.

Pasta de dente
Coloque um pouco de pasta de dente na sapata do ferro. Use uma pasta branca, não em gel. A primeira tem um efeito espumante que a segunda não tem. Utilize no máximo o equivalente a uma moeda de 25 centavos.

Esfregue a pasta sobre a chapa do ferro usando um pano. Preste atenção especialmente nas saídas de vapor, pois vários tipos de resíduos tendem a se acumular nelas.[9] Se a chapa estiver muito suja, você também pode usar uma esponja de cozinha ou uma escova para tirar a sujeira. Evite usar um raspador de metal, que vai arranhar a peça.

Limpe a pasta com um pano molhado. Esfregue bem para que não sobre nada dela. Caso contrário, você pode manchar as roupas quando for usar o ferro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias