Beleza

Aprenda como tirar manchas do rosto

Normalmente, as manchas recentes são mais fáceis de clarear com produtos simples que podem ser comprados em farmácias

Seja pelas acnes ou por causa do sol, o fato é que as manchas na pele não agradam a ninguém.Descubra produtos que podem ajudar a tirar aquelas manchinhas da pele que causam muito incômodo.

Produtos para tirar manchas recentes do rosto

Logo que surgem manchas escuras no rosto, causadas pelo sol, pela acne ou por uma queimadura, o que se pode fazer é apostar em produtos como:

Leite de rosas ou leite de colônia: quando se trata de manchas de espinhas. Essas loções limpam e desinfetam a pele, secando as espinhas. Como consequência disso, é comum a pele ter um tom mais uniforme;

Loção clareadora muriel: mais indicada em caso de mancha escuras causada por queimaduras, pelo sol ou pela catapora e pode ser usada diariamente, tendo bons resultados. O creme muriel também clareia a pele, mas tem uma composição gordurosa e, por isso, não deve ser usada no rosto.

As pomadas minâncora e cicatricure não clareiam a pele, mas ajudam na cicatrização e como consequência a ferida como ficar sem relevos, uniforme e mais próxima do tom da pele da pessoa.

Apesar de a água oxigenada e o bicarbonato de sódio serem muito utilizados para tirar manchas do rosto, o seu uso não é recomendado pelos dermatologistas, pois provoca uma irritação na pele que parece clareá-la apenas temporariamente, voltando a ficar escura depois deste período.

Produtos para tirar manchas antigas do rosto

Quando as manchas escuras no rosto são mais antigas, estando presentes há mais de 1 ano, podem ser usados outros produtos mais específicos, indicados pelo dermatologista. Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Hormoskin;
Hidroquinona;
Ácido retinóico ou ácido kójico;
Vitanol-A;
Klassis e Hidropeek.

Estes produtos só devem ser usados sob orientação do dermatologista, porque, quando usados de forma indevida, podem agravar a mancha. Normalmente, é indicado aplicar o produto 1 ou 2 vezes ao dia exatamente no local da mancha após limpar e tonificar o rosto. Quando a pessoa ainda apresenta espinhas e cravos na pele também, é essencial controlar a oleosidade da pele, e, por isso, podem ser indicados outros produtos para secar as espinhas.
A limpeza de pele feita pelo esteticista é uma excelente aliada no controle das espinhas e para combater as manchas na pele. Recomenda-se fazer, pelo menos, uma limpeza de pele profunda por mês, durante três meses para depois avaliar seus benefícios. Os cuidados diários com a pele ainda incluem usar sabonete antisseptico, leite de limpeza, tônico facial e gel hidratante com fator de proteção solar.

Formas caseiras de tirar manchas do rosto

Um ótimo tratamento caseiro para tirar manchas do rosto causadas pelas espinhas é limpar diariamente a pele com leite de rosas, que se pode comprar em farmácias ou drogarias, ajuda a manter a pele livre de bactérias e tem ação anti-inflamatória e adstringente, o que ajuda no combate a acne, sendo coadjuvante para clarear a pele. Aplicar máscaras de tratamento facial em casa também é uma boa opção para clarear as manchas do rosto. Alguns bons exemplos são as máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Basta aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por, aproximadamente, 15 minutos, lavando a seguir.

Como evitar as manchas no rosto:

Não espremer cravos e espinhas;

Não se expôr ao sol depois de utilizar limão;

Sempre limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele.
Além disso, é muito importante utilizar diariamente um protetor solar, mesmo nos dias nublados, pois os raios solares aumentam a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Nas mulheres é comum que o descontrole hormonal facilite o surgimento de manchas escuras no rosto, por isso, se as manchinhas escuras insistem em aparecer mesmo com todos esses cuidados, é recomendado uma consulta com um ginecologista, porque situações como mioma ou ovários policísticos podem estar causando manchas na pele.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS