Faça em casa

Aprenda a fazer pão caseiro de liquidificador

Já pensou um pão quentinho tirado do seu próprio forno? Confira uma receita, prática, rápida e muito barata de pão

Esta receita de pão caseiro é muito boa e muito simples de preparar. Até mesmo quem nunca fez pão em casa pode se aventurar e ter um ótimo resultado. Já pensou um pão quentinho tirado do seu próprio forno? Arrisque-se!

Ingredientes
1 – kg de farinha de trigo
7 – colheres de açúcar
3 – ovos 1/2 copo de óleo
1 – colher de sal 300 ml de leite 60 gramas de fermento para pão

Como Fazer
1. Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o sal, o açúcar.
2. Em uma vasilha, dissolva o fermento no leite morno e acrescente a mistura do liquidificador.
3. Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando a massa.
4. Modele os pães e coloque em uma forma untada com espaço entre os pães.
5. Deixe crescer até dobrar o volume, de preferência em um local longe da luz e do vento.
6. Pincele os pães com gema de ovo misturada com café coado.
7. Leve pra assar em forno médio/alto pré aquecido até os pães ficarem bem dourados por cima.

– Dica: a massa fica meia mole grudando nas mãos, quando for formar os pães vá polvilhando com farinha para não grudar nas mãos, assim a massa não fica pesada, o segredo dessa receita e saber acrescentar a farinha aos poucos.

Outras dicas
1. Esta receita é feita com fermento em tablete. Se for usar o fermento biológico seco, use 2 sachês de 10 gramas pois o fermento seco é 3 vezes mais potente que o fresco.
2. Em qualquer preparação de pão fermentado, salvo a receita indique o contrário, quanto mais sovar o pão, melhor ele vai ficar, pois o desenvolvimento do glúten será maior causando uma melhora considerável no resultado da fermentação.
3. O tempo de crescimento é fundamental e poderá variar de acordo com a temperatura do dia. Se estiver um dia mais frio vai demorar mais. O ideal é pelo menos 60 minutos.
4. Se quiser o seu pão com uma casquinha mais crocante, coloque uma vasilha (que aguente a temperatura) dentro do forno com uns 2 dedos de água para gerar vapor enquanto assa o pão.
5. Fazer riscos, com no máximo 4 milímetros de profundidade, com uma faca muito afiada ou um estilete sobre o pão antes de assar, além de deixar o pão mais bonito, ajuda na liberação dos vapores dos líquidos, fazendo uma pão mais leve no final.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS