DICA

Sites para descobrir a origem da família

Listamos opções de sites que ajudam a descobrir mais sobre a sua origem

Saber a origem da própria família é fundamental para todo mundo. Afinal, o sobrenome é o principal símbolo da história dos nossos antepassados – e da nossa, portanto. Já parou para pensar de onde vêm os Silva? Em que lugar viveram os primeiros Oliveira? Quem foram os pioneiros da família Rodrigues? E os Schmidt, qual o significado desse sobrenome? Se antigamente, a busca pela história da família ficava restrita a pesquisas em acervos físicos, hoje, diversos sites possibilitam a busca de forma rápida sem a necessidade de sair de casa. Alguns, inclusive, dão a chance de o curioso criar sua árvore genealógica, conforme vai descobrindo quem foram os seus trisavôs e tataravôs.
Um exemplo interessante é o Forebears que, além de dar informações sobre a origem do sobrenome, indica onde estão os maiores agrupamentos de pessoas com o mesmo sobrenome que o seu. Ficou curioso sobre seus antepassados?
Listamos opções de sites que ajudam a descobrir mais sobre a sua origem.

FOREBEARS

forebears.io
Este site permite que você descubra em quais países do mundo o seu sobrenome é mais comum. O Brasil, por exemplo, conforme o Forebears, é o país onde há mais pessoas com o sobrenome Silva em todo o mundo. Dá para consultar o significado de alguns sobrenomes e ver um mapa que aponta, ao redor do globo, as regiões em que o seu é mais comum. É interessante para se ter um norte de onde pode haver parentes desconhecidos espalhados por aí.

FAMILYSEARCH

familysearch.org
O bacana deste site é a criação de árvore genealógica. É um trabalho de formiguinha, conforme você vai descobrindo as informações sobre seus parentes passados. O FamilySearch também é colaborativo: usuários divulgam registros históricos de seus familiares, que estarão disponíveis para pesquisa, e o mesmo pode ser feito por você. Boa notícia: o site é em português.

GENEANET
pt.geneanet.org
Similar ao Forebears, tem a vantagem de ser em português. Por meio dele, é possível criar a genealogia. Além disso, dá para visualizar um mapa do mundo e descobrir onde está concentrada a maioria das pessoas com o mesmo sobrenome que você. Também está disponível como aplicativopara dispositivos Android e iOS.

MY HERITAGE
myheritage.com.br
Este site é mais avançado. Ideal para quem busca informações para obter cidadania estrangeira ou tem muito interesse no tema. Ele oferece outro recurso interessante, chamado de DNA Matching, cujo resultado pode ajudar a encontrar familiares. Funciona assim: você compra o kit de DNA online, envia sua amostra e, entre três e quatro semanas, vê o resultado online. O custo é de US$ 79, cerca de R$ 245.

ANCESTRAL QUEST
ancquest.com/search.htm
Aqui, a busca pela origem do seu sobrenome e da sua família pode ser feita de forma avançada. Isso porque dá para buscar seus antepassados em biografias, censos, registros religiosos,jornais, revistas, documentos militares etc. Também dá para limitar a investigação a um determinado país, caso você já tenha essa informação. Ponto negativo: tudo em inglês.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias