DICA

O que você não deve fazer durante chuva

Embora muitas delas possam causar um intenso medo e pânico, muitas pessoas tendem a apreciar o espetáculo de relâmpagos e trovões

 

Tempestades são fenômenos naturais extremamente poderosos que podem ocorrer em várias partes do mundo. Embora muitas delas possam causar um intenso medo e pânico, muitas pessoas tendem a apreciar o espetáculo de relâmpagos e trovões. Isso deve ser feito, sempre, de um local seguro.
Seja qual for o caso com o qual você se identifica, você deve evitar por todos os meios fazer qualquer uma dessas coisas listadas abaixo.

 


1 – Lavar louça, roupa ou tomar banho
Uma das formas que o raio encontra para entrar dentro da casa das pessoas em dias de chuva, é através dos encanamentos de água. Por isso, evite fazer atividades que utilize essa rede, pois você corre o risco do levar um choque caso algum raio caio próximo de sua casa

 


2 – Usar o telefone fixo
Em dias de chuva, evite usar o telefone fixo. Se por acaso um raio cair no poste que suporta o fio do telefone enquanto você fala, a descarga elétrica vai viajar através da linha do seu aparelho, atingindo a sua orelha e o resto do seu corpo. Nesses casos o ideal seria utilizar um telefone móvel para comunicação. Porém, faça isso em um local seguro, pois ao ar livre ele pode se tornar perigoso como qualquer outro aparelho metálico em dias de chuva.

3 – Assistir televisão ou utilizar aparelhos elétricos
De mesma forma que as descargas elétricas viajam através dos fios de telefone, elas também viajam através de plugues e fios elétricos. Por isso, não basta você desligar os aparelhos elétricos para os proteger de descargas elétricas, Você também precisa retirá-los da tomada. Notebooks, tablets e smartphones são aparelhos seguros para usar em ambientes fechados, desde que eles não estejam ligados a corrente elétrica.

– METAIS
4 – Tocar em objetos elétricos ou metálicos no interior do veículo
Mesmo que você esteja dentro de um veículo coberto, ainda existe um pequeno risco de você ser eletrocutado. Se um raio atingir o seu veículo, alguns resquícios da corrente elétrica podem viajar através dos seus sistemas elétricos e peças de metal, como o rádio, carregador de celular, os conectores USB, GPS, os puxadores das portas, pedais e até mesmo o volante.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias