FISCALIZAÇÃO DO PESCADO

Vigilância Sanitária realiza fiscalização em feiras

Com a chegada da Semana Santa, Vigilância Sanitária intensifica fiscalização na capital maranhense

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou as atividades de orientação e fiscalização na venda de pescados e frutos do mar nas feiras livres e nos estabelecimento comerciais da cidade.
A medida tem como objetivo principal a garantia de qualidade dos alimentos, assegurando o bem-estar da população. As ações serão realizadas ao longo desta semana devido ao aumento do consumo de peixes em decorrência da Semana Santa.
A operação pré-Semana Santa é coordenada pela Vigilância Sanitária Municipal e busca garantir que as regras de boa prática de manipulação de alimentos sejam seguidas, orientando os locais que não estiverem adequados às normas. Isso inclui higiene do estabelecimento e dos manipuladores, a qualidade dos pescados e o acondicionamento adequado, eliminando assim possíveis riscos à saúde do consumidor.
Antes da compra desses produtos, os consumidores precisam estar atentos a detalhes, como a coloração, odor e textura de peixes e crustáceos. O pescado deve estar totalmente congelado ou fresco, acondicionado em gelo. Nos peixes, é preciso prestar atenção se as escamas estão brilhantes e bem aderentes à pele. No camarão, o aspecto geral precisa ser brilhante e carapaça bem aderente ao corpo. Já para os mariscos, os consumidores precisam atentar para a coloração e evitar adquirir aqueles com corante amarelo.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS