Inserção Social

São Luís oferece curso a estudantes com deficiência

Até 2016, foram oferecidos 17 cursos, com a participação de 398 estudantes com deficiência

Para promover a inserção social de alunos com deficiência no mercado de trabalho, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo o curso de instalador hidráulico, que compõe a grade de cursos do programa Oportunizar. Desde 2013 o programa já formou e encaminhou dezenas de estudantes com deficiência para o mercado de trabalho. Até 2016, foram oferecidos 17 cursos, com a participação de 398 estudantes com deficiência.

As aulas acontecem de segunda à sexta nos turnos matutino e vespertino e os alunos estão divididos em duas turmas. As formações são dadas em uma sala adaptada na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha. A ação ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas vão até abril.

Depois que os estudantes terminam o curso, caso o aluno seja contratado, a Semed continua a oferecer suporte para o aluno, para a família e para a empresa que fez a contratação.

O curso de instalador hidráulico é oferecido pelo Senai, com uma metodologia apropriada ao estudante com deficiência. São 160 horas de aulas, onde o cursista aprende, entre outras coisas, a instalar caixa d’água, encanação de água fria e esgoto de banheiros.
Mercado de trabalho aberto aos beneficiados
Entre as empresas que mantêm convênio com a Semed para empregar pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários estão Mateus Supermercados, Riachuelo, Hospital São Domingos, Supermercados Maciel, Caema, Cefor e Potiguar. No total, 48 ex-alunos do programa Oportunizar tiveram a carteira assinada e puderam ingressar no mercado de trabalho.

Entre os cursos oferecidos pelas instituições parceiras da Semed estão os de copeiro, auxiliar de cozinha, camareiro, serviços de supermercados, operador de micro e pintor de obras, pelo Senac; e de agente de limpeza urbana, informática, panificação e confeitaria, agente de meio ambiente, operador de micro e instalador hidráulico, pelo Senai.

Além do instrutor, a instituição parceira disponibiliza os materiais que são utilizados no decorrer dos cursos. À Semed cabe ofertar um professor especialista para cada uma das turmas para fazer o acompanhamento pedagógico, dando suporte tanto ao instrutor quanto ao aluno.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias