CARNAVAL 2017

Vigilância Sanitária no circuito do Carnaval

A fiscalização da vigilância será para garantir que os alimentos consumidos pelos brincantes atendam às normas sanitárias. Principais pontos visados são os vendedores ambulantes

Equipes da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), fiscalizam neste carnaval os produtos disponibilizados à população, principalmente, em relação à manipulação de alimentos servidos pelos ambulantes que estarão trabalhando nos circuitos Madre Deus, Deodoro e Passarela do Samba. A ação está sendo feita por 25 profissionais que atuaram desde o sábado (25) até terça-feira (28), das 16h às 22h.

“O circuito oficial do carnaval tem sempre muitos ambulantes que aproveitam a festa para comercializar sanduíches, churrasquinhos e outras comidas; além dos alimentos comercializados pelos bares e restaurantes.. Queremos garantir aos brincantes toda segurança para aproveitar melhor a festa, conforme a orientação do prefeito Edivaldo”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

A superintendente municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Terezinha Lobo, alertou que esses alimentos são propícios ao desenvolvimento de microorganismos causadores de doenças, quando não são mantidos em condições ideais de armazenamento e manipulação. “A atuação dos fiscais é para minimizar os riscos à saúde do consumidor”, enfatizou.

Rosa Amélia, 60 anos, vai vender churrasquinho na área da Madre Deus e falou da importância da capacitação. “É muito bom saber mais sobre como manipular de forma correta os alimentos; assim podemos oferecer um produto com mais qualidade e que não prejudique a saúde dos nossos clientes”, afirmou. A capacitação foi em parceria com a Blitz Urbana e a Associação de Ambulantes do Centro Histórico.

CAPACITAÇÃO

A Vigilância Sanitária realizou a capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para os ambulantes cadastrados para trabalhar no circuito da folia durante o carnaval. Os profissionais foram divididos em três turmas, e os inspetores sanitários da Semus abordaram os tipos de alimentos permitidos para comercialização, as formas corretas de armazenamento e manipulação, aquisição e validade dos produtos e o vestuário adequado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias